Arte e conscientização: Bolsistas Paidex de Artes Visuais realizam oficinas no Cejume
Quarta-feira é dia de arte no Centro Juvenil Mericiano (Cejume). Logo no início da tarde cerca de 20 vinte alunos, entre crianças e adolescentes, esperam começar a oficina de artes visuais com os bolsistas Paidex do Boas Práticas, Raqueli Cades e Giovani Cardoso.
Enquanto Raqueli e Giovani preparam a oficina os alunos se acomodam nas mesas, ao mesmo tempo em que questionam qual vai ser atividade de hoje. E em meio à conversa os bolsistas explicam sobre a técnica de Stencil, onde um molde vazado é utilizado para fazer gravuras e pinturas, e já adiantam o tema escolhido para o encontro: a primavera. Segundo Giovani, não só os alunos saem ganhando com essas oficinas, mas também os próprios bolsistas que tem a chance de ter uma experiência profissional na sua área. Essa foi apenas uma das ações realizadas pelos bolsistas, que já trabalharam na turma com tintas guache, tintas naturais, reciclagem e outras atividades que estimulem a criatividade e responsabilidade.
De acordo com a coordenadora do curso de artes visuais, Mariane Sbeghen, é um desafio para os acadêmicos a realização de ações como esta, em que eles trabalham com um público bastante diversificado, mas é importante e faz a diferença na futura formação deles. Os conteúdos levados para as oficinas buscam trazer uma reflexão sobre patrimônio e conscientizar à comunidade que nem tudo é descartável, mas sim precisa ser cuidado. “A ideia é essa, esse tipo de intervenção é com esse objetivo, é não botar no lixo qualquer material que se pode reciclar, mostrar para as pessoas o quanto você pode trabalhar elementos com arte e, também, pensar na comunidade, no patrimônio”, comenta Mariane.
As oficinas acontecem no Cejume toda quarta-feira, da 13h30min até às 15h. Os materiais feitos pelos são expostos na Feira Ecológica da Coonalter.
- Fotos: Gabriela Schlotfeldt