Ler e Escrever: Funcionárias da FUPF retomam aprendizado

By on 13 de maio de 2019 in Notícias with 0 Comments
Projeto de Extensão Aulão COAMA e UPF inicia encontros de alfabetização

As trabalhadoras do setor de serviços gerais do Integrado UPF, Rosemari Souza e Sandra Pereira, voltaram para a sala de aula no último mês. As duas não terminaram o Ensino Fundamental I e resolveram retomar os estudos por meio do Projeto de Extensão Aulão COAMA (Cooperativa Amigos do Meio Ambiente) e UPF: Educação de Jovens e Adultos, Educação Socioambiental e Responsabilidade Social Universitária. O local das aulas foi decisivo para a aluna Sandra Pereira decidir participar. “Aqui para mim facilitou, porque é mais perto do meu trabalho e da minha casa, é mais prático”, explicou a funcionária. O projeto integra o Programa Comunidades Sustentáveis, e é coordenado pela professora Elisabeth Foschiera.

As alunas têm dificuldades com ortografia, mas sabem escrever e ler (Foto: Bruna Scheifler)

As alunas têm dificuldades com ortografia, mas sabem escrever e ler (Foto: Bruna Scheifler)

Rosemari e Sandra escreveram no quadro já na primeira aula  (Foto: Bruna Scheifler)

Rosemari e Sandra escreveram no quadro já na primeira aula (Foto: Bruna Scheifler)

A funcionária Rosemari Souza foi quem convenceu a colega a participar do Projeto. “É que é bom a gente saber, aprender, hoje em dia com essas modernidade que tem aí, internet, essas coisas, se tu não sabe as vezes perde até amizades”, afirmou a Rosemari. A funcionária nasceu no Maranhão e não estudava há mais de 20 anos. Ela explica que sempre teve vontade de continuar aprendendo, mas que estava sempre trabalhando. Rosemari ressalta que agora vai aproveitar a oportunidade. “Eu quero aprender, eu vou fazer de tudo, me esforçar bastante, para sair daqui lendo bem e escrevendo”

(Foto: Bruna Scheifler)

Leonardo começou a aula mostrando maneiras diferentes de registrar a data (Foto: Bruna Scheifler)

 

As aulas de alfabetização serão ministradas pelos bolsistas Leonardo Viecilli e Scheila dos Santos. Leonardo foi o responsável pela primeira aula e lembrou que o processo de alfabetização é permanente e que todos estão em um constante aprendizado. A professora Elisabeth Foschiera deu as boas vindas às alunas e explicou que elas serão encaminhadas para as provas do Núcleo Estadual para Jovens e Adultos (NEJA) assim que se sentirem seguras.

 

 

A coordenadora do Projeto e os bolsistas recepcionaram as alunas (Foto: Bruna Scheifler)

A coordenadora do Projeto e os bolsistas recepcionaram as alunas (Foto: Bruna Scheifler)

A professora tem um grande desafio em mente: “Nenhum cooperado ou funcionário da UPF analfabeto. Todos certificados com ensino fundamental e médio. Todos fazendo um curso superior”, explica quando questionada sobre o objetivo do Projeto. Ela também lembra que os benefícios do Projeto vão além da alfabetização dos funcionários e cooperados. “É bom para o aluno, para os bolsistas e para as instituições UPF e COAMA”, destaca a professora.

As aulas para funcionários da Universidade de Passo Fundo começaram a integrar o Projeto Aulão a partir de uma iniciativa do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, firmado entre a UPF e a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), e da Política de Responsabilidade Social Universitária (PRSU) da UPF. Ele também conta com apoio do Setor de Saneamento Ambiental da UPF e o Setor de Recursos Humanos da UPF.

As aulas de alfabetização ocorrem todas as quintas, a partir das 17h30min, na Faculdade de Educação. As aulas para funcionários que estão em um nível mais avançado de alfabetização (fundamental e médio) ocorrem normalmente quatro vezes por semana, na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC). Os alunos são indicados pelo Setor de Recursos Humanos. O Projeto atende também catadores da COAMA (Cooperativa Amigos do Meio Ambiente) uma vez por semana, nas sextas. Além disso, a cada quinze dias, nas quintas-feira, o  Projeto Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Faculdade de Odontologia, oferece aulas, oficinas e atendimento odontológico aos catadores no Galpão da COAMA.

Após a primeira aula, a funcionária Sandra já sentiu o resultado das aulas. “Nós estamos bem atenciosas com nossas leituras, até livro que eu nunca pegava, a gente está lendo. Eu gostei mesmo, de coração”, contou Sandra.

 

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top