Curso de Artes Visuais desenvolve trilha “Perceptiva” no III Seminário Regional Apace sobre Deficiência Visual
A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Associação Passo-fundense de Cegos (Apace) estão promovendo, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I, o III Seminário Regional Apace sobre Deficiência Visual: “Visualizando o Futuro”. A programação, constituída de palestras, também conta com a trilha “Perceptiva”, na qual os participantes têm a possibilidade de experimentar algumas situações vividas pelos deficientes visuais.
A iniciativa foi desenvolvida por acadêmicos bolsistas Paidex do curso de licenciatura em Artes Visuais, vinculados ao projeto Boas Práticas, além de outros alunos do curso. No espaço, as pessoas têm seus olhos vendados e têm contato com os diversos materiais expostos.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Mariane Loch Sbeghen, a ação objetiva sensibilizar o público quanto aos desafios enfrentados pelos deficientes, que, por não enxergarem, aprendem a estimular outros sentidos. Para ela, a proposta ainda permite que a arte dialogue com outras áreas do conhecimento.