Uma Semana Especial: Comunidades Sustentáveis promove atividades na Semana do meio Ambiente

By on 23 de outubro de 2019 in Notícias with 0 Comments

O programa aproveitou a data para destacar ações

Inauguração do jardim comunitário da UPF abriu as atividades| Foto: Camila Guedes - Assessoria de Imprensa UPF

Inauguração do jardim comunitário da UPF abriu as atividades da Semana | Foto: Camila Guedes – Assessoria de Imprensa UPF

 

Um Programa que estuda, trabalha e divulga o meio ambiente o ano inteiro não poderia ficar de fora da Semana do Meio Ambiente. Celebrado desde 1997, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho e é a principal ação da ONU para promover atividades e a sensibilização sobre a conservação ambiental. A data foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

A data, celebrada mundialmente, é uma oportunidade para destacar as atividades promovidas pelo Centro de Ciência e Tecnologias Ambientais e pelo Programa.  “Na Semana do Meio Ambiente aproveitamos para relembrar, para potencializar e reafirmar a importância do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano”, explicou a coordenadora do CCTAM e do Programa, professora Elisabeth Foschiera. O trabalho constante e a reafirmação “É importante que todos tenhamos a consciência de que a nossa relação de cuidado, de preservação e de conservação com os recursos naturais precisam ser permanentes. Todos os dias são Dia do Meio Ambiente”, afirma a coordenadora.

Confira as ativiadades desenvolvidas com foco na Semana do Meio Ambiente:

“Na Semana do Meio Ambiente, através dos projetos e programas nós potencializamos as ações”. No nosso entendimento, as questões relacionadas ao meio ambiente elas não devem ser apenas realizadas ou potencializadas na Semana do Meio Ambiente, é importante que todos tenhamos a consciência de que a nossa relação de cuidado, de preservação e de conservação com os recursos naturais precisam ser permanentes. Todos os dias são Dia do Meio Ambiente. Na Semana do Meio Ambiente aproveitamos para relembrar, para potencializar e reafirmar a importância do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano”.

 

Oficina de Arteterapia

A oficina de Arteterapia, vinculada ao Programa Comunidades Sustentáveis e ao Projur Mulher e Comunidade, teve como inspiração a natureza na última semana de maio. As alunas produziram pinturas com formas da natureza sobre o papel reciclado. A oficina é promovida pelo curso de Artes Visuais e ocorreu no Setor Educativo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). A coordenadora do curso, professora Mariane Loch Sbeghen, orienta as atividades.

Jardim Agroecológico

A primeira atividade da semana do Meio Ambiente foi a inauguração do Jardim Agroecológico da UPF, na segunda-feira (03/06). O Centro Administrativo, no Campus I, conta agora com um espaço para o cultivo de plantas medicinais, que pode ser feito por toda a comunidade. O jardim é desenvolvido por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) e do curso de extensão em plantas medicinais, aromáticas e condimentares. O jardim possui mínima manutenção e já conta com hortelã, melissa, cidreira, babosa, ora-pro-nóbis, calêndula e guaco.

Semeando e Plantando Cidadania

No Dia Mundial do Meio Ambiente, os catadores da COAMA (Coopertiva Amigos do Meio do Ambiente), realizaram as provas do supletivo para certificação do ensino fundamental e médio. O Projeto de extensão “Aulão na COAMA”, coordenado pela professora Elisabeth Maria Foschiera, em parceria com o Projeto “Saúde, meio ambiente e sustentabilidade”, coordenado pelo professor João de Carli, desenvolve aulas e atividades com os catadores para promover sua formação.

4º Tributo à Rachel Carson

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), do curso de Agronomia, também promoveu, na quarta-feira (05/06), a 4ª edição do Tributo à Rachel Carson, autora do livro “Primavera Silenciosa”, que trouxe a tona a discussão sobre a utilização de defensivos agrícolas. Neste ano o tema “Pecuária Intensiva Agroecológica – Pastoreio Voisin e sua trajetória, de Passo Fundo para o mundo” foi abordado pelo engenheiro agrônomo Me. André Sorio. A atividade ocorreu no auditório da Biblioteca Central.

Atividade de Sensibilização

O projeto Fazendo a Lição de Casa do Programa Comunidades Sustentáveis promoveu duas atividades de sensibilização. Na terça-feira (04/06), voluntários do projeto recolheram resíduos sólidos (chicletes) encontrados sob carteiras e cadeiras do Instituto de Ciências Exatas e Geociências. No dia seguinte (05/06), foram distribuídos porta bitucas no Instituto. As atividades foram orientadas pela professora Clóvia Marozzin Mistura.

 

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top