Programa Comunidades Sustentáveis marca presença no VI Seminário Integrador

By on 29 de março de 2019 in Notícias with 0 Comments
Extensionistas do Programa aproveitaram o Seminário para ampliar conhecimentos
A professora Elizabeth Foschiera foi mediadora de uma das salas (Foto: Bruna Scheifler)

A professora Elizabeth Foschiera foi mediadora de uma das salas (Foto: Bruna Scheifler)

A quinta-feira (21/03) foi de muito aprendizado e integração na UPF. O VI Seminário Integrador reuniu acadêmicos, professores e a comunidade para debater a “Curricularização da extensão: desafios para uma pedagogia universitária”.  Integrantes do Programa Comunidades Sustentáveis participaram ativamente das atividades ao longo do dia.

Mariana e Brumadinho: aspectos jurídicos, técnicos e socioambientais

Bandeira do Movimento dos Atingidos por Baragens e imagens foram expostas no centro da sala (Foto: Bruna Scheifler)

Bandeira do Movimento dos Atingidos por Barragens e imagens foram expostas no centro da sala (Foto: Bruna Scheifler)

Várias salas temáticas foram disponibilizadas ao público durante o turno da tarde do VI Seminário Integrador. Uma delas debateu os aspectos jurídicos, técnicos e socioambientais ligados aos desastres de Mariana e Brumadinho. A sala foi mediada pela coordenadora do Programa Comunidades Sustentáveis, Elisabeth Foschiera.

Leaond

Leaondro destacou a importância da ética profissional (Foto: Bruna Scheifler)

O advogado ligado ao Movimento dos Atingidos por Barragens, Leandro Scalabrin, destacou a responsabilidade dos profissionais designados para assegurar a segurança das barragens, não esquecendo da responsabilidade de CEO’s e dirigentes. Scalabrin relembrou aos presentes a existência de barragens no Rio Grande do Sul. O professor Marcos Frandoloso, da Faculdade de Arquitetura e Engenharia da UPF, exibiu um vídeo do repórter André Trigueiro questionando o fato de as mesmas perguntas feitas após o desastre de Mariana estarem sendo feitas novamente em 2019, com Brumadinho.

Leonado considerou a experiência do Seminário renovadora (Foto: Bruna Scheifler)

Leonado considerou a experiência do Seminário renovadora (Foto: Bruna Scheifler)

O extensionista do Programa Comunidades Sustentáveis, Leonardo Viecilli, também participou da Sala, falando sobre a importância da extensão universitária. O acadêmico de Pedagogia considerou indescritível estar ao lado, de forma horizontal, de mestres e doutores. “Para mim isso é Universidade, isso é pesquisa, isso é extensão. É a horizontalidade das relações. É como diz nosso querido patrono da educação: ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

A mesa terminou com debates e a participação do público, interessado em evitar novos desastres. Leonardo afirmou que o Seminário reforçou seu compromisso com a comunidade. “A responsabilidade pública que eu terei como profissional técnico, e me mostrou que eu enquanto pedagogo, assim como o engenheiro, médico, arquiteto ou agrônomo, não posso eximir a utilidade social da minha formação”, finalizou o estudante.

 

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top