Recicladores aprendem mais sobre o processo de reciclagem e produzem papel para crianças vulneráveis

By on 12 de dezembro de 2018 in Notícias with 0 Comments

Oficina de Projeto de Extensão da UPF ensina como reciclar papel para coletores da COAMA

A oficina foi realizada no Portal das Linguagens da UPF (Foto: Bruna Scheifler)

 

 

A recicladora Coraldina aprendeu mais sobre o destino dos resíduos que separa (Foto: Bruna Scheifler)

A recicladora Coraldina aprendeu mais sobre o destino dos resíduos que separa (Foto: Bruna Scheifler)

Na quarta-feira, 31 de outubro, os recicladores da COAMA, Cooperativa Amigos do Meio Ambiente, conheceram um pouco mais sobre o processo de reciclagem com a Oficina de Papel Reciclado do Projeto de Extensão “Fazendo a Lição de Casa”. “Pelo menos a gente sabe para onde vai as coisas que a gente está reciclando, o destino que tem”, afirmou a recicladora Coraldina Fátima da Rosa. A COAMA recebe parte do resíduo reciclável da UPF e de outras instituições. O resíduo é separado para a venda, que gera a renda de famílias de Passo Fundo.

O Projeto é coordenado pela Coordenadora do curso de Artes Visuais, professora Me. Mariane Loch Speghen e integra o Programa Comunidades Sustentáveis. “O principal objetivo é a sensibilização, sensibilizar que nem tudo que é descartado é colocado no lixo”, afirma a coordenadora. O destino dos papéis reciclados nas oficinas, que acontecem uma vez por mês, são outras oficinas realizadas por bolsistas de Artes Visuais do Projeto de Extensão “Boas Práticas”, também vinculado ao Programa Comunidades Sustentáveis. Essas oficinas acontecem no CEJUME (Centro Juvenil Mericiano) com crianças vulneráveis de 6 a 14 anos, que utilizam os papéis para desenhar. “O interessante é a possibilidade de um novo olhar sobre determinados materiais e, nesse caso, você está pensando também na natureza, porque nem tudo vai só para descarte, você pode reaproveitar e fazer outras pessoas reutilizarem de forma criativa e feliz”, explica a professora Mariane.

333

Alessandra busca conscientizar a comunidade sobre a reutilização de resíduos sólidos nas oficinas (Foto: Bruna Scheifler)

A oficina foi ministrada pela acadêmica extensionista Alessandra Rizzi que a considerou uma grande troca de experiências. “Para min por aprender com eles que são tão importantes em nossas vidas e eles por aprenderem na oficina um forma de reutilizar o papel, que faz parte do dia a dia deles”. A atividade também foi aprovada pelos recicladores que se divertiram enquanto aprendiam. “Eu tô adorando, achando bem interessante. Eu sempre tive curiosidade de saber como fazia o papel”, afirmou Coraldina. A recicladora pretende aproveitar o conhecimento e continuar produzindo papel reciclado em casa. “Eu acho que vou [produzir em casa], eu gosto bastante de lidar com coisas assim, inclusive artesanato”. A importância da oficina e da reciclagem para o meio ambiente também foi lembrada pela recicladora. “Eu acho importante para o meio ambiente, para não poluir os rios, as ruas, que nem perto da minha casa, quando chove entope os bueiros com coisas que jogam na rua”.

Tags: , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top