O QUE TEMOS NA FEIRA #8: MANDIOCA

By on 29 de agosto de 2018 in Notícias with 0 Comments

Mesmo com frio intenso e chuva, a Feira Ecológica da UPF ocorreu normalmente no dia 22 de agosto, atraindo alunos, professores e a comunidade em geral com alimentos orgânicos.

Entre eles, como de costume, encontramos um dos principais alimentos brasileiros. Versátil, barata e nutritiva, a mandioca é um dos produtos brasileiros mais ricos em nutrientes. O tubérculo não possui glúten, é uma fonte de carboidratos e proteínas, além de evitar picos de açúcar no sangue. Conhecida em todo o país por diferentes nomes, a mandioca pode ser preparada de diversas maneiras, mas é bom não misturá-la com outros carboidratos.

A mandioca é vendida descasda e cortada na Feira Ecológica, mantidas na água para não estragarem (Foto: Bruna Scheifler)

A mandioca é vendida descasda e cortada na Feira Ecológica, mantidas na água para não estragarem (Foto: Bruna Scheifler)

RECEITA

No frio, nada melhor que uma sopa quente, repleta de carboidratos e saudável para se aquecer e continuar com a saúde em dia. Confira uma opção de receita, do blog Doces Encontros, com mandioca:

Sopa Creme de Milho Verde e Mandioca

Ingredientes:

300g de mandioca descascada e cortada em pedaços

1 lata de milho verde escorrido ou milho verde cortado na faca de duas espigas pequenas

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola pequena picada

1 dente de alho amassado

2 xícaras (chá) de água fervente ou um pouco mais, se ficar muito grossa.

1 xícara (chá) de leite

Sal à gosto

Em uma panela aqueça o azeite, junte a cebola, o alho, a mandioca e cozinha até a mandioca ficar macia, aprox. 20 min. Desligue o fogo, espere amornar e bata no liquidificador até ficar cremosa.

Acrescente 1/2 lata de milho ou metade da milho retirado da espiga com uma faca, com o leite no liquidificador. Volte o creme à panela, tempere com sal adicione o restante do milho verde e leve novamente ao fogo brando por uns 10 min. Decore com galhos de dill ou salsinha picadinha.

Sirva bem quente com croutons. Dica: com o milho natural fica melhor, com o sabor mais parecido com o tradicinal creme de milho ralado brasileiro. Só que nos dias de hoje, esta é uma sopa mais rápida de fazer quando chegamos cansadas à noite e também muito gostosa.

Fonte: http://docesencontros.blogspot.com/2007/05/sopa-creme-de-milho-verde-e-mandioca.html | https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-e-que-a-mandioca-tem-as-vantagens-do-consumo-da-raiz/

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top