O QUE TEMOS NA FEIRA: SACOLAS ECOLÓGICAS, UMA OPÇÃO SUSTENTÁVEL PARA OS CONSUMIDORES
Feira Ecológica da UPF disponibiliza sacolas reutilizáveis para clientes

Sacolas ecológicas são distribuídas ou vendidas a preço de custo pela COONALTER (Foto: Bruna Scheifler)
Quando uma sacola plástica é comprada, logo se pensa em sua utilidade naquele momento e que, em breve, ela poderá ser reutilizada de outras maneiras. No entanto, pouco ainda se pensa quanto a seus efeitos posteriores. 5 milhões de sacolas plásticas são descartadas por ano segundo a agência do Meio Ambiente da ONU, e o problema torna-se ainda mais grave quando consideramos o tempo de decomposição do material e os problemas de reciclagem no Brasil. No país, em 2014, apenas 23,7% dos municípios possuíam coleta seletiva, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.
Pensando nisso, a COONALTER (Cooperativa Mista e do Trabalho Alternativo), responsável pela organização das Feiras Ecológicas, disponibiliza sacolas reutilizáveis durante os eventos. As sacolas ecológicas são entregues aos clientes que fizerem compras acima de 100 reais e comercializadas a preço de custo aos demais consumidores, por 5 reais, como explica o ex-presidente da Cooperativa e produtor de Santo Antônio do Palma, Alceu Prima.
“Nós estamos fazendo esse dever de casa de conscientizar o povo a pegar a sacola ecológica”
“A gente tem que se conscientizar e fazer esse trabalho para conscientizar as pessoas. Hoje poucos estão preocupados com o plástico, o lixo, então nós estamos fazendo esse dever de casa de conscientizar o povo”, afirma o produtor de 54 anos.
O objetivo da iniciativa, segundo o ex-presidente, é incentivar o “pessoal a levar a sua sacola, a vir na feira, a frequentar a feira e a levar seus produtos”, com a finalidade de contribuir na eliminação do plástico, e consequentemente, diminuir a contaminação do meio ambiente. Para Alceu, os produtores estão “dando um passo pela natureza, defendendo ela”.
A próxima edição da Feira Ecológica na UPF é dia 11 de setembro, anote na agenda”