CIDADES EDUCADORAS E INTELIGENTES

By on 24 de outubro de 2017 in Notícias with 1 Comment

monalise_12O I Encontro sobre Cidades Educadoras e Inteligentes: desafios dos municípios do século XXI, aconteceu na Universidade de Passo Fundo de 13 a 14 de setembro deste ano (2017). O evento contou com a presença de Laura Alfonso, coordenadora das Cidades Educadoras Latino-Americanas, vinda de Rosário/Argentina. Na oportunidade Laura falou sobre os desafios dos municípios em abrigar um projeto como este em pleno século XXI e a experiência das Cidades Educadoras.

 A conferencista explica que “uma cidade educadora, é uma cidade que toma o compromisso político de toda a cidade de trabalhar pela educação. Ela compreende, se dá conta, toma consciência do potencial educador que há na cidade. Como todas as pessoas que nos relacionamos, quando se compartilha um espaço público, estamos transmitindo valores, transmitindo atitudes, transmitindo ideias”.

Laura ressalta que é de suma importância nos darmos conta que as cidades são repletas de espaços que podem contribuir para a educação. Conta ainda que muitas vezes pensamos que educadores só estão em escolas e que apenas nestes espaços é que se aprende a educação, porém, existem locais como centros culturais, museus, teatros, bibliotecas que também são repletos de ensinamentos, assim como a própria rua.

Como podemos fazer com que os patrimônios se tornem educativos?

A professora explica que “conhecer nossa história é fundamental, porque se não conhecemos de onde viemos, não nos sentimos parte de onde estamos. Então é muito importante conhecermos o passado, pois o presente, de certa forma, é uma repetição deste passado. Temos que recuperar estas histórias, estas festas populares. Cada cidade tem suas histórias, tradições, seus valores. Estes valores, associados a espaços culturais auxilia para que possamos utilizar recursos para as pessoas se aproximarem mais, se interessarem. Recuperar os patrimônios físicos e o resgate histórico é importante para nossa identidade”.

Programa UniverCidade

O evento também contou com a presença do Professor Doutor Marcio Tascheto, coordenador da divisão de extensão da UPF. Tascheto explica que o Programa UniverCidade surgiu no ano de 2016 e foi resultado de uma discussão sobre a qualidade de vida na cidade, a democratização e a revitalização dos espaços públicos, tudo isto sob a dimensão pedagógica das políticas públicas. A partir destas discussões a ideia amadureceu e foi preciso construir um programa para que, a linguagem da universidade, auxiliasse no acesso à estrutura do conceito “Cidades Educadoras”. “O Programa UniverCidade Educadora leva o conceito e promove o tema aqui em Passo Fundo e Região, este é o principal objetivo”, ressalta Tascheto.

O professor explica que “o UniverCidade Educadora é composto por 3 projetos: Circulando Cidadania, que é um projeto ligado à Faculdade de Educação, cujo foco é a mobilidade urbana; o projeto Cidades Inteligentes que é vinculado ao Mestrado em Computação do ICEG e trabalha na perspectiva das cidades inteligentes, que é uma relação entre tecnologia e humanização dos espaços da cidade, sobretudo a tecnologia informacional; e o terceiro projeto é o Descaminhos da Escola, que é vinculado ao curso de Arquitetura, e trabalha o conceito de escola e cidade, a partir de ‘como a relação das crianças e adolescentes, através do uso da cidade, a pé, pode promover um processo de aprendizagem significativo para estes jovens e crianças’. O Programa se divide nestes 3 projetos e dentro deles temos inúmeras ações”.

About the Author

About the Author: Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Passo Fundo Estagiária no Núcleo Experimental de Jornalismo FAC/UPF Bolsista de Extensão no Projeto Boas Práticas .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

There is 1 Brilliant Comment

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Genial post. Gracias por publicarlo…Espero màs…

    Saludos

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top