CURSO DE DESIGN DE MODA PROMOVE O 1º ECOBRECHÓ
Promovido pelo 5º nível do curso de Design de Moda, em parceria com o projeto de extensão “Fazendo a lição de casa”, o 1º EcoBrechó fez sucesso na noite da última segunda-feira,12. A atividade aconteceu no hall de entrada do auditório da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da UPF. A ação foi proposta pela professora Cida Israel, como trabalho final da disciplina de Marketing em Moda.
A professora explica que está andando no sentido contrário ao que sua área tradicionalmente propõe. “O marketing é você influenciar a pessoa a comprar, e o EcoBrechó é o contrário”. A ação tem o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas que o consumo exacerbado não é o caminho, e que se deve pensar na vida útil de cada peça de roupa que é comprada, afinal, você pode não gostar, mas seu amigo(a) sim.
Outras questões sobre sustentabilidade que ficam evidentes na fala da professora e dos alunos que participaram a propostas é a necessidade de pensar como estas peças foram feitas, quanto trabalho escravo precisou, e para onde vai toda esta matéria, afinal, seu tempo de decomposição, varável conforme o material, pode ser de, no mínimo, 100 anos. “Precisamos pensar na sustentabilidade, numa moda sustentável. Mais brechós deveriam existir, mas, como este, de trocas”.
A ação não tem fins lucrativos, por isso propõe a troca de roupas e acessórios. A professora explica que cada pessoa que doou uma peça de roupa recebeu um valor correspontende, segundo uma tabela de avaliação comum, de “EcoVales”, que apenas podiam ser descontados na troca por outra peça de roupa do EcoBrechó.
“Precisamos de novos olhares para novos tempos”, ressalta Cida. A professora também explica que nos últimos 10 anos a moda vem pensando na urgência da reeducação do consumo. Um grande exemplo é o evento Fashion Revolution Day. Segundo informações do site oficial do evento: “o movimento foi criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013. O acidente deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência”.
Matheus Longo, acadêmico do 5º nível de Design de Moda, afirma que não é só importante, é também necessário que ações como esta aconteçam com mais frequência, e não somente dentro do ambiente acadêmico. Matheus complementa dizendo o quanto desaprova o consumo inconsciente e afirma que o EcoBrechó, além de ser algo sustentável, é um ótimo lugar para a interação de pessoas, pois é uma troca que se faz, não apenas de peças de roupas.