PARA FAZER FESTA NÃO TEM IDADE: SÃO JOÃO NO ILPI

By on 14 de junho de 2017 in Notícias with 0 Comments

monalise_15

A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Fundação Lucas Araújo, que hoje atende 63 pessoas da terceira idade, mais uma vez promove a típica festa junina e aniversário trimestral dos idosos que residem na instituição para alegrar a vida de quem lá vive. Desta vez, a ILPI contou com o apoio do Projeto de Extensão da UPF Boas Práticas, do Senac e do Centro Juvenil Mericiano (CEJUME)

Denise Rosseto, assistente social da Instituição há 9 anos, explica que a Instituição sempre segue as comemorações do calendário, tais como, carnaval, páscoa, festa junina, festa de aniversários, semana do idoso, semana do gaúcho e, por fim, a festa da família. A Irmã Carmela Casanova, coordenadora da ILPI há 21 anos, conta que tem uma preocupação em promover festas para os idosos pois acha importante a interação deles com a comunidade externa. Ressalta, também, o quão grata é por poder fazer eles felizes, “a alegria que passamos a eles, é muito menor do que a alegria que recebemos”.

monalise_19

Irmã Carmela

As acadêmicas do curso de Farmácia, Júlia Foss e Bruna Girotto, que participaram da Festa Junina na organização do evento, explicam que sua relação com o Lar não está ligados apenas a esta festa. Elas realizam ações periódicas na ILPI, voltadas a cuidados e uso responsável de medicamentos, sob orientação da professora Mariza Cervi. Iniciaram suas atividades em maio deste ano, organizando a farmácia básica e incentivando o descarte correto, retomando uma antiga parceria entre o projeto e a instituição. Ambas, sentem-se felizes por poder ajudar em uma causa tão nobre.

Assim como as alunas de farmácia, os acadêmicos do curso de Artes Visuais da UPF também contribuíram com a organização da festa. As bandeirolas que enfeitam e alegram o ambiente, trazendo o ar de São João, bem como, os desenhos dos saquinhos de pipoca, foram produzidas em uma oficina de artes com crianças de 4 a 14 anos do Centro Juvenil Mericiano, ministrada por bolsistas Paidex do curso, sob orientação da professora Mariane Loch Sbeghen.

Vilson Moraes, de 77 ano, mora no Lar há 2 meses. Ele foi jogador do Sport Clube Gaúcho de Passo Fundo. Em sua memória ainda restam lembranças do ano de 1962, a partida contra o time 14 de Julho e o placar de 2×1. A vitória ainda é algo que lhe anima. Moraes diz que gosta de morar na Instituição e adora um festa.

monalise_8

Senhor Vilson

Conhecido por Belém, o senhor de 77 anos, foi professor de Economia na Universidade de Passo Fundo – UPF. Ha mais ou menos 1 mês e meio reside na ILPI e alegra-se por poder participar das festas que acontecem no espaço.

monalise_9

Senhor Belém

A comemoração reuniu cerca de 100 pessoas e sua programação contou com casamento caipira, pescaria, música ao vivo e muitas comidas típicas como paçoca, pinhão e pipoca.

 

About the Author

About the Author: Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Passo Fundo Estagiária no Núcleo Experimental de Jornalismo FAC/UPF Bolsista de Extensão no Projeto Boas Práticas .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top