“VENHAM POLUIR O BRASIL”…

By on 6 de junho de 2016 in Notícias with 0 Comments

… “nós temos inúmeros rios para serem poluídos”

Esta foi a frase dita por um ministro do Brasil do ano de 1972. Enquanto representava o país na Conferência de Estocolmo, na Suécia. “A Conferência foi um grande marco para a questão ambiental”, diz a professora Elisabeth Foschiera, complementando que o Brasil foi representado de uma forma muito ruim.

A partir desta conferência todo o dia 5 de junho passou a ser o dia Mundial do Meio Ambiente. Mas afinal, o que é meio ambiente? Para a professora de Biologia, Carla Tedesco, “Meio Ambiente é todo o espaço de solo, de ar, de água, que se utiliza para sobreviver. Pois mesmo indiretamente, mesmo que não vivamos no ar, dependemos da composição desta atmosfera para a sobrevivência”. Tedesco complementa sintetizando que o meio ambiente é todo o espaço que os organismos utilizam para sobrevier

O chefe da base do IBAMA em Passo Fundo, Flabeano Castro, explica que o Instituto utiliza-se de um termo técnico para conceituar. “Inicialmente já trabalhamos com uma redundância, pois tudo que não faz parte do sistema faz parte do meio. Então o meio, o ambiente, ou o meio ambiente, é tudo o que nos cerca”.

Desde a década de 70 aumenta a preocupação com este meio em que vivemos. Por isso, apenas um dia não seria o suficiente para comemorar algo tão especial. Hoje temos a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de alertar a população leiga sobre as questões ambientais. “Esta semana é justamente para expor os perigos em destruir o ambiente, afinal de contas é prejudicial para o próprio ser humano”, conta Castro.

Sobre a degradação causada pelo homem, Tedesco explica que “em um primeiro momento o que mais prejudica, o que mais faz com que extingamos outras espécies desse ambiente que é tão diverso, é a mudança dos ecossistemas, a redução deles no seu tamanho, ou a retirada de elementos que degradem e baixem a sua qualidade”.

Uma ação pensada na preservação do meio ambiente é a feira ecológica

Uma ação pensada na preservação do meio ambiente é a feira ecológica

Fenômenos naturais e catástrofes ambientais

O meio ambiente é fundamental para a sobrevivência do ser humano, porém existem os chamados fenômenos naturais e ambientais que muitas vezes podem ser agressivos. Existe uma pequena diferença entre fenômenos ambientais e naturais: o homem. Os ambientais acontecem devido a alguma interferência do homem. Já os fenômenos naturais, a própria natureza é responsável pelas ações.

 Castro ressalta o caso de Porto Alegre, que ocorreu em outubro de 2015. Após muita chuva, uma enchente fez com que a capital precisasse fechar suas comportas. “Há mais de meio século não se fechavam as comportas, inclusive há 20 anos já de discutia a retirada do muro de Mauá, porém após o incidente, perceberam que as comportas ainda seriam muito úteis”.

Mas por que voltam a acontecer? “O Rio Grande do Sul é o único estado no mundo que possui um ecossistema denominado Banhado, que a função de absorver a água das chuvas e solta-la aos poucos. Contudo, estes ecossistemas estão sendo destruídos, pelo plantio de soja, pinos e eucalipto. Com esta destruição, a água da chuva vai direto para o rio e não para o banhado, fazendo com que os níveis das águas aumentem e causem uma enchente” explica Flabeano.

Além de enchentes, outro fenômeno conhecido são os chamados tornados. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CEPTEC), explica que ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. E estima-se que a velocidade do vento dentro do funil possa atingir 450km/h.

“Entendemos que conscientizar é um ato individual, mas nós podemos sensibilizar para que isso aconteça”
Elisabeth Fosquiera

As catástrofes ambientais são os deslizamentos de terra de Áreas de Preservação Permanente (APP), a que mais ocorre no Brasil. “Sempre houve deslizamentos, mas nos últimos anos, com os fenômenos naturais El Niño, La Niña, aquecimento global, aumento das chuvas, aumento do carreamento superficial e as destruições das florestas e dos banhados, a água não penetra mais e escorre por cima do solo e esta água é muito perigosa. Então, quando esta água chega em um barranco leva a terra junto causando os deslizamentos” explica o Chefe do IBAMA de Passo Fundo.

Semana do Meio Ambiente

“Todos os dias deveriam ser do meio ambiente, afinal dependemos dele para sobreviver” exalta a professora Tedesco. Esta semana, tem como objetivo “sensibilizar as pessoas, às vezes até pelo que elas já sabem, como por exemplo não jogar o lixo no chão. Para isso deve-se lembrar permanentemente do cuidado com o ambiente” explica Elisabeth.

Em Passo Fundo a Semana do Meio Ambiente foi integrada com a Semana do Brincar e a dos Orgânicos, e aconteceu de 24 de maio a 07 de junho, e contou com momentos de formação e de informação como palestras, oficinas, feira ecológica, coletas, caminhadas. A iniciativa conta com a participação de todo município e de cidades vizinhas.

A Semana Integrada foi organizada pela Vice Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) juntamente com Programa de Extensão Comunidades Sustentáveis, ambos da Universidade de Passo Fundo.

Sobre a conscientização das pessoas, Fosquiera é esperançosa: “entendemos que conscientizar é um ato individual, mas nós podemos sensibilizar para que isso aconteça”.

About the Author

About the Author: Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Passo Fundo Estagiária no Núcleo Experimental de Jornalismo FAC/UPF Bolsista de Extensão no Projeto Boas Práticas .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top