OFICINA DE PAPEL RECICLADO CONTA COM PÚBLICO VARIADO
Diversos acadêmicos de química, estudantes de ensino médio e até mesmo representante da Câmara de Vereadores estiveram presentes na Oficina de Papel Reciclado que aconteceu na última sexta-feira (27/05). A atividade foi realizada na Faculdade de Artes e Comunicação – FAC, da Universidade de Passo Fundo – UPF, pelo curso de Artes Visuais, e é uma das ações do projeto Boas Práticas, que está vinculado ao Programa Comunidades Sustentáveis.
Quem a conduziu foram as bolsistas Bianca Barbosa, Raqueli Cades e Geisi Decarli, orientadas pela coordenadora do curso de Artes Visuais, Mariane Loch Sbeghen. Durante a oficina a professora Mariane fala sobre a diferença entre o papel reciclado e a reciclagem artesanal, explica que o trabalho acontece a partir de bulas e caixas de medicamentos, e lembra que se trata do reaproveitamento de materiais, uma prática sustentável.
Jussara Colet, representante da Câmara de Vereadores, explica que existe um projeto chamado A3P (Agenda Ambiental Administrativa Pública), que faz reflexão em torno do uso de materiais naturais e por isso buscou aprender mais sobre a reciclagem dos mesmos. “Infelizmente ainda é usado muito papel, então talvez ao invés de descarta-los podemos fazer cartões de Natal, por exemplo,”.
A oficina acontece uma vez por mês e é aberta a toda comunidade. Todos os participantes da Oficina receberão certificado do CCTAM (Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais).
- Materiais utilizados
- Participantes no primeiro passo para a reciclagem: picar
- Exposição feita em Portugal com papeis reciclados