BRINCANDO E APRENDENDO

By on 30 de maio de 2016 in Notícias with 0 Comments

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu na última terça feira (24/05) as crianças do 1º ano da Escola Municipal Eloy Pinheiro Machado acompanhadas pela professora Camille Simor.  Neste dia elas participaram de uma programação variada, incluído a Feira Ecológica da UPF e a Brinquedoteca do curso de Pedagogia.

Inicialmente as crianças foram dirigidas à feira tanto para visitar quanto para aprender, e aproveitaram para provar as frutas, e biscoitos oferecidas pelos agricultores. Após visitarem a feira, os artesanatos e as plantas medicinais, que estavam expostos, agruparam-se em um círculo de conhecimento. Com a palavra a professora Elisabeth Foschiera questionou-os sobre seus costumes alimentícios, se haviam gostado da feira, qual o melhor alimento, dentre outras coisas.

Em seguida a professora Elisabeth convidou a bolsista Monique Tartas para falar sobre o Projeto BookCrossing, que é integrado a feira. Monique explica que o projeto é uma troca de livros que acontece entre os acadêmicos, ou qualquer pessoa que queira doar, retirar ou trocar um livro, e também aproveita a oportunidade para doar um exemplar à professora o qual será trabalhado pela turma em aula.

A senhora Odete, representante do grupo Cáritas Arquidiocesana e artesã, falou com os pequenos sobre o risco que o excesso de sal pode causar e o que é considerado tempero. Dando sequência aos relatos dos expositores, seu Reinaldo fala sobre seu trabalho e as crianças ficam maravilhadas ao saber que ele recolhe as garrafas de vidro das ruas e as transforma em copos. Por último seu Airton, agricultor, fala sobre o uso de agrotóxicos, “vocês sabem por que a maçã do mercado é mais lisinha do que essa? Porque as do mercado são cheias de veneno e lavar não ajuda muito não, veneno é muito perigoso” diz ele.

Depois de conhecer a feira e ouvir o relato de diversos expositores, a turma foi encaminhada à Brinquedoteca, aonde quem conduziu as brincadeiras foram Cintia Luzia Lauer (bolsista) e Jéssica da Silva de Couto (estagiária). A professora e coordenadora do local Rosana Coronetti Farenzena explica que o mesmo existe desde 2002.

Foto Monalise Canalle feira ecológica

Um espaço para brincar

A Brinquedoteca pertence à Faculdade de Educação (FAED) da UPF e tem como centralidade as questões dos jogos e brincadeiras, nas dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ligada ao curso de Pedagogia conta com estagiárias e bolsistas do mesmo curso e recebe crianças todas as semanas. As atividades oferecidas são nos seguintes formatos: artes plásticas, música e arte cênicas.

“O espaço conjuga o livre brincar com a participação respeitosa do adulto, preservando sempre o direito, a liberdade de escolha das crianças. Espaço de participação infantil que potencializa as múltiplas linguagens da criança. Brincar é uma condição do ser humano, é a forma de se expressar da criança. Uma atividade gratuita que, infelizmente, não é bem vista pelos adultos, pelos ‘riscos’ que a brincadeira pode oferecer”. Diz Rosana.

“Antigamente, as crianças podiam brincar livremente, se sujar, correr por ai, sem nenhuma preocupação, mas hoje tudo está higienizado e os pais tem medo de deixar seus filhos brincando. Agora, temos muito mais crianças brincando sozinhas com seus tablets, ou dentro de casa, sem ter contato com o real, com a natureza, apenas presas em uma tela supervisionada”, complementa.

Após toda esta diversão, as crianças retornaram para a escola levando consigo o conhecimento adquirido, numa tarde inteira de visitas e brincadeiras.

About the Author

About the Author: Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Passo Fundo Estagiária no Núcleo Experimental de Jornalismo FAC/UPF Bolsista de Extensão no Projeto Boas Práticas .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top