Temáticas da atualidade em debate no I Encontro de Estudantes Extensionistas

By on 4 de junho de 2014 in Notícias with 0 Comments

Acadêmicos atuam em diferentes projetos de extensão da Universidade

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), realizou nesta quarta-feira, 04 de junho, o I Encontro de Estudantes Extensionistas da UPF. A atividade aconteceu no Centro de Eventos, Campus I, e reuniu extensionistas bolsistas e voluntários, e professores, que puderam conhecer as iniciativas da extensão da Universidade e participar de oficinas com vários temas.

De acordo com a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Dalmolin, o evento surgiu do desejo dos estudantes extensionistas de ter um espaço pensado e organizado por eles próprios para debater temas atuais e de relevância acadêmica. “Encontros como este são fundamentais para a produção do conhecimento, e fortalecem os laços afetivos para a construção do sujeito. Além disso, a atividade beneficia a carreira dos acadêmicos no sentido de eles estarem mais preparados ao ingressar no mercado de trabalho, devido às vivências desenvolvidas na extensão, e fora da sala de aula”, mencionou.

No turno da manhã, os presentes participaram de cinco oficinas, que abordaram as temáticas: Para acessar, basta rampa? Discutindo a acessibilidade em suas diversas perspectivas; Estranhos no ninho: a acolhida dos imigrantes; E aí fenômeno: não se faz copa com hospitais?; Caiu na rede: compartilhando reflexões acerca do uso das redes sociais; e Direitos Humanos para Humanos Direitos: o que é ressocializar?. Divididos em grupos, os extensionistas debateram questões ligadas a cada assunto, que repercutem na atualidade.

O coordenador da Divisão de Extensão, Márcio Tascheto, reiterou a importância de compartilhar informações, e parabenizou a organização do encontro, agradecendo a presença dos extensionistas e professores.

Troca de experiências

A iniciativa possibilitou o encontro de alunos e docentes de diferentes cursos que participam dos projetos de extensão da Universidade. Para a acadêmica de Enfermagem Marina da Cunha, que atua no projeto Comsaúde, a primeira edição do evento lhe agregou novas experiências. “Através das oficinas, conheci os demais projetos de extensão e compartilhei conhecimento de forma conjunta e interdisciplinar”, relatou. Já para Raphael Souza Alves, aluno de Filosofia e integrante do projeto Observatório da Juventude e Violência nas Escolas, o Encontro demonstrou o envolvimento da UPF com as atividades de extensão.

A programação da tarde foi constituída de uma dinâmica e de uma roda de conversa.

Assessoria de Imprensa UPF 

Tags: , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top