Projeto Fazendo a Lição de Casa realiza oficina sobre reciclagem
O Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade de Passo Fundo (CCTAM/UPF), juntamente com o Setor de Saneamento Ambiental (SSA) e o Setor de Recursos Humanos realizou, no dia 29 de maio, mais uma oficina do projeto de extensão Fazendo a Lição de Casa. A atividade, que vem sendo desenvolvida desde 2010, integra as ações de Responsabilidade Social da UPF.
Acadêmicos do programa Pibid, professores, gestores, funcionários de diversos setores participaram da oficina, que teve como tema principal a gestão dos resíduos gerados nos setores da Universidade. De acordo com a coordenadora do CCTAM, a professora Elisabeth Foschiera, essa iniciativa tem como objetivo fazer com que os participantes possam fazer a diferença em seu setor. “A ideia da oficina é sensibilizar as pessoas para que elas façam o cuidado não apenas com os resíduos, mas, também, com todas as questões ambientais da universidade”, aponta a professora.
Para reforçar a importância da responsabilidade quanto a separação e o destino correto dos resíduos recicláveis da UPF, estiveram presentes representantes do Projeto TransformAção e da COAMA (Cooperativa Amigos do Meio Ambiente). Na ocasião, foi relatado como é feita a separação dos resíduos recicláveis e respondido a dúvidas sobre o que deve ou não ser levado para reciclagem. “Quando o lixo bom (reciclável) está misturado com restos de comida e de erva mate, não dá para aproveitar porque os compradores não recebem e todos nós perdemos”, declarou uma das representantes da COAMA, Rosemari Alves.

A coordenadora do Setor de Saneamento Ambiental, Maritânia Morgan, comentou sobre responsabilidade social
Na oportunidade representantes do setor de Saneamento socializaram os resultados da Auditoria Ambiental realizada no mês de abril, e apontaram a para os participantes a necessidade do comprometimento com as ações de responsabilidade socioambiental, em especial com a correta separação e destino dos resíduos.
Ao final da oficina, sob a coordenação do Setor de RH, foi oferecido um lanche ao grupo, com alimentos produzidos no nosso município. Através de sementes orgânicas e frutas nativas, como bolachas de pinhão e bolo de araçá, que buscam promover saúde e a preservação dos recursos naturais.
COAMA
A Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama), localizada na Vila Popular, recebe resíduos recicláveis papéis, metais, vidros e plásticos, é integrante do Projeto TransformAção. Através do convênio realizado entre a Cooperativa e a FUPF é possível gerar uma ampliação da renda das famílias envolvidas nesse trabalho. Além da separação de resíduos é realizado, também, o recolhimento e a decantação do óleo de cozinha.