UPF reúne entidades para implementação do projeto Comunidades sustentáveis

By on 14 de abril de 2015 in Notícias with 0 Comments

A implementação do programa de extensão Comunidades sustentáveis, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), motivou um encontro com diferentes entidades sociais de Passo Fundo. A reunião, realizada nesta segunda-feira (13), reuniu integrantes da Fundação Lucas Araújo, da Cáritas Arquidiocesana, do Centro Juvenil Mericiano (Cejume) e do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap).

O programa Comunidades sustentáveis integra os projetos “Fazendo a lição de casa” e “Boas práticas: educação e meio ambiente saudável” e tem como objetivo promover educação socioambiental por meio da integração de diferentes áreas do conhecimento, para superação de problemas que envolvem as questões ambientais na UPF e nas entidades parceiras. Além dos representantes das entidades, estavam presentes professores, funcionários e bolsistas Paidex da UPF.

A data para um novo encontro já está definida: será no dia 04 de maio, com participação da assessoria da Divisão de Extensão e dos demais projetos e programas de extensão da UPF que têm parceria com as entidades conveniadas com a Instituição.

Entidades participantes

CCTAM
O Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM) é um dos Centros da UPF vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, com programas e projetos relacionados à área ambiental, tendo por objetivo desenvolver atividades de extensão e pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia ambientais. Está estruturado com três programas: Comunidades sustentáveis, Fazendo a lição de casa e Turismo regional.

Fundação Lucas Araújo
A Fundação atende crianças, jovens e idosos por intermédio do Lar da Menina, dos abrigos São José e João XXIII e das escolas de educação infantil João Busato e Menino Deus.

Cáritas Arquidiocesana
A Cáritas é uma organização da Igreja Católica cuja principal missão é estar presente na comunidade e, a partir da realidade na qual está inserida, busca respostas às suas necessidades. Conta com a participação e o apoio de muitos voluntários e com a colaboração de muitas entidades parceiras. Toda atuação da Cáritas se dá por meio de ações solidárias e participativas, nas quais as pessoas e os grupos beneficiados são envolvidos de forma cidadã e provocados a fazer parte na busca de solução para os problemas.

Cejume
O Centro Juvenil Mericiano (Cejume) é uma área de atuação da Associação Educativa Agostini, entidade beneficente sem fins lucrativos, de assistência social e educação. O Centro visa contribuir para a garantia de direitos de crianças e adolescentes e suas famílias, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio da oferta de serviços de proteção social, a fim de proporcionar desenvolvimento psicológico, social e cultural, de forma a promover o bem-estar comum.

Cetap
O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) é uma organização da sociedade civil criada em 1986. Tem em sua constituição a participação de sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações de agricultores familiares e movimentos sociais do Rio Grande do Sul. Constitui-se como entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública e com fins filantrópicos. Tem a missão de contribuir para a afirmação da agricultura familiar e suas organizações, particularmente atuando na construção da agricultura sustentável com base em princípios agroecológicos.

Assessoria de Imprensa UPF

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top