Conscientização sobre o meio ambiente: esse é o foco das bolsistas de pedagogia no Cejume

By on 9 de dezembro de 2014 in Notícias with 0 Comments
Um dos materiais feitos pelos alunos são as guirlandas, confeccionadas a partir de garrafas PET

Um dos materiais feitos pelos alunos são as guirlandas, confeccionadas a partir de garrafas PET

Entre as entidades parceiras do projeto de extensão Boas Práticas, Educação e Meio Ambiente Saudável está o Centro Juvenil Mericiano (Cejume). A instituição que realiza atividades socioeducativas, atende cerca de 140 crianças e adolescentes. Para suprir as necessidades dos alunos, conta com as extensionistas Claudia Canan e Franciele Talian, ambas acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade de Passo Fundo.

Com atividades desenvolvidas a partir da temática meio ambiente e conscientização, Claudia e Franciele, vão, semanalmente, ao Cejume onde conversam, ensinam e aprendem, com os alunos também.

Claudia já é bolsista de extensão no Cejume há três anos

Claudia trabalha com a educação infantil e busca tratar sempre questões que façam as crianças refletirem sobre o meio ambiente em suas aulas. Essa preocupação com o meio ambiente e com a alimentação são os principais tópicos na hora de planejar as aulas. Mas, de acordo com ela, o mais interessante é que com o tempo, os alunos começaram a trazer suas dúvidas para dentro da sala e dar sugestões de assuntos para os próximos encontros. “Eles queriam saber sobre os animais, e o sobre o lixo também, com tudo isso a gente tenta montar um plano de aula”, comenta Claudia.

No quinto semestre de pedagogia, Franciele, dedica seu trabalho aos adolescentes que frequentam o Centro. Ela avalia o comportamento dos seus alunos, que quando estão em aula, pode se perceber um clima mais tranquilo entre eles. A extensionista busca trazer para suas aulas a reciclagem, através da produção de material pedagógico com sucata, jornal, papelão e diversos outros elementos que são reaproveitados e nas mãos de seus alunos se transformam em artesanato. “Eles têm essa sensibilidade de ver que uma coisa que ia para o lixo já pode ter outro destino alternativo”, explica Franciele.

Além das atividades relacionadas ao meio ambiente, as bolsistas, também, têm a colaboração da acadêmica de nutrição Carini Signor, quando o assunto é sobre alimentação saudável.

Tags: ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top