Dia Mundial do Não Uso de Agrotóxicos

By on 3 de dezembro de 2014 in Notícias with 0 Comments

Além de problemas na saúde, o uso de agrotóxicos contribui, também, com o empobrecimento do solo

Agrotóxicos são substancias químicas utilizadas em produtos agrícolas com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preserva-los de danos que possam ocorrer devido à ação de seres vivos. Mas, essas substâncias tendem a não ser benéficas para o nosso organismo. Por esse motivo, hoje, 03 de dezembro, é comemorado o dia Internacional de Conscientização sobre os Malefícios e a Luta Contra os Agrotóxicos. Data que marca a busca por alimentos mais saudáveis e que respeitem o meio ambiente.

Perigos do uso de agrotóxicos

Segundo o Ministério da Saúde, hoje o Brasil é um dos maiores compradores de agrotóxicos do mundo. Devido a esse fato, as intoxicações por essas substâncias estão aumentando abruptamente, principalmente entre os trabalhadores rurais, que ficam mais expostos ao produto. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), já considera esse composto como possível cancerígeno, que não somente traz malefícios ao ser humano, como também ao meio ambiente. O uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais (solo, água, fauna), que leva a desequilíbrios biológicos e ecológicos.

Produtos com agrotóxicos podem ser encontrados disponíveis em mercados. De acordo com a ONG 350, a presença deles está em vegetais, como verduras e legumes, também em açúcar, café, e em produtos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos), estes quando o animal se alimenta de água ou ração contaminada por esses compostos.

Alimentos Orgânicos

Feira ecológica da Coonalter em Passo Fundo

Uma das prováveis soluções para o uso dos agrotóxicos seria a troca por alimentos orgânicos, que são isentos dessas substâncias. Em 2012, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou uma enquete, onde mostrou que 74% dos entrevistados comeriam mais alimentos saudáveis se eles fossem mais baratos e 20% relatou que optariam por orgânicos se tivessem mais feiras especializadas perto de sua casa. Com base nestes resultados o Idec decidiu desenvolver uma pesquisa sobre o custo dos alimentos orgânicos em supermercados, e foi constatada uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos em feiras orgânicas.

A partir disso surgiu o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável, criado com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis ao consumidor. Para utilizar o mapa, disponível no site do Idec, basta digitar o seu endereço ou a sua cidade e ele aponta aonde estão as feiras ecológicas mais perto de você. Como, também, informações de horário de funcionamento e os produtos que ela oferece. Além dos grupos de consumo responsável (GCRs), onde pessoas ou entidades se organizam para comprar esses alimentos mais saudáveis e que não causem danos ao meio ambiente.


Em Passo Fundo, há a Feira da Coonalter, realizada desde 1998 que visa a comercialização exclusiva de produtos ecológicos. Junto com a parceria do Cetap e da Cáritas Arquidiocesana, ela acontece todos os sábados das 6h30 às 12h na Praça da Mãe, em frente ao Colégio Joaquim Fagundes dos Reis, aberta para todos que queiram buscar e conhecer os alimentos orgânicos.

Tags: , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top