UPF realiza oficina sobre uso e importância de plantas medicinais com jovens do Cejume
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e dando continuidade às atividades do projeto “Boas Práticas, Educação e Meio Ambiente Saudável”, alunas bolsistas do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizaram no dia 05 de junho, mais uma oficina com as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Juvenil Mericiano (Cejume), entidade que possui convênio com a UPF. A temática da oficina foi o uso e a importância das plantas medicinais na saúde pelo resgate dos saberes populares existentes na comunidade escolar e saberes científicos vivenciados pelas acadêmicas envolvidas no projeto.
Orientadas pela professora Mariza Cervi, as alunas dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas identificaram as plantas medicinais trazidas pelos jovens atendidos por estudantes de Pedagogia. Em seguida, em pequenos grupos, debateram sobre a importância, o uso e a preservação dessas espécies de plantas. Finalizando os trabalhos, mudas foram plantadas no pátio da escola, revitalizando um pequeno horto de plantas medicinais existentes, cujo acompanhamento e cuidado será feito pelas crianças e adolescentes.
Projeto Boas Práticas, Educação e Meio Ambiente Saudável
O projeto de extensão “Boas Práticas, Educação e Meio Ambiente Saudável” está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM) e é desenvolvido junto ao Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) e Cáritas, juntamente com professores e bolsistas dos cursos de Pedagogia, Farmácia, Serviço Social, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Jornalismo e Nutrição.
A iniciativa objetiva desencadear ações nas diferentes áreas do conhecimento, numa perspectiva emancipatória, educativa e cidadã, orientada pelos princípios da sustentabilidade ambiental e social, a partir das demandas sugeridas pelas lideranças parceiras nas diferentes instâncias envolvidas no projeto, procurando integrar atividades já existentes, potencializando ações que estão sendo desenvolvidas e buscando superar as dificuldades percebidas.
As atividades desenvolvidas possibilitam a realização das demandas das entidades, bem como a integração do aluno na comunidade para o desenvolvimento de práticas que auxiliam em sua formação profissional.