POR TRÁS DA FEIRA #6
Outra edição da Feira Ecológica aconteceu na última terça-feira (08), em frente ao Diretório Central de Estudantes (DCE) do Campus I da UPF. Desta vez, além dos feirantes também estiveram presentes as artesãs do Grupo de Economia Solidária, da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Por isso, chegou a hora de conhecer nossa artesã desta semana, Dona Eliane.
Eliane Teresinha Horn
A artesã tem 50 anos, mora em Passo Fundo e faz artesanatos desde seus 5 anos de idade. Em seu trabalho preza sempre pelo reaproveitamento de materiais, de produtos recicláveis, afinal, segundo ela, quando se utiliza este tipo de material nunca se sabe qual será o resultado, “pode ser que fique muito bom, ou pode ser que não, e eu adoro esta incerteza, pois vou descobrindo e transformando cada detalhe”.
Além de ser um complemento muito importante para sua renda, Eliane explica que sua família não era composta por artesãos, mas, que desde pequena via sua vó e sua tia fazendo crochê, o que fez com que seu gosto pelo trabalho artesanal crescesse cada vez mais. O segredo para tanto capricho é o simples fato de gostar do que se faz, “se você não gosta de desafios, de incertezas, de transformar, nem comece”.
A artesã confecciona principalmente chaveiros e objetos pequenos, sempre pensando no seguinte fato: “eu compraria isto?”, pois acredita que desta forma sempre serão feitos produtos com boa qualidade.