A arte feita a partir da reciclagem

By on 3 de novembro de 2014 in Notícias with 0 Comments

As cartelas de comprimidos que sempre vão parar no lixo, foram a matéria-prima na produção desse trabalho

O projeto Uso Racional e Descarte Correto de Medicamentos, desenvolvido pela professora Mariza Cervi, procura conscientizar sobre os perigos da automedicação e coletar as caixinhas de remédios que, geralmente, são indevidamente jogadas fora. E esse material é utilizado pelo curso de Artes Visuais, que procura sempre incentivar a reciclagem, através das oficinas de papel reciclado que o curso oferece para a comunidade.

O processo de reciclagem, realizado por acadêmicos das Artes, inclui o uso das caixinhas e bulas dos medicamentos, reutilizados para confeccionar papel, mas o blister (cartela de comprimido) sobrava e por não se encaixarem nas oficinas de reciclagem, consequentemente eram descartados. Foi então que a professora, Mariane Loch Sbeghen, encontrou uma finalidade para eles: utilizar para recriar a planta do Museu Histórico Regional.

A inspiração para produzir este trabalho, veio das obras do artista plástico, Vik Muniz, conhecido por pegar elementos que foram jogados fora e reutiliza-los para criar novas imagens. O artista utiliza os mais diversos materiais na produção de suas obras, desde geleia, usada na sua Monalisa, até cartões-postais organizados em uma colagem para resultar em uma nova paisagem.  Segundo Mariane, a intenção é apresentar os diferentes formatos de arte. “O objetivo é mostrar que arte pode ser feita com qualquer tipo de material” explica.

De acordo com a professora, esse trabalho é uma forma de homenagem ao Museu Histórico Regional, que abriga as oficinas de artes realizadas com participantes do Creati. Essa planta deve ficar exposta em um espaço do museu, mas antes ela ficará exposta na FAC/UPF.

 

Tags: , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top