Uso racional e o destino correto de medicamentos é tema de ação do Boas Práticas na SIPAT/UPF

Conforme dados da OMS, cerca de 50% dos medicamentos que a população toma, é ministrado de forma incorreta.
Com a proposta de alertar sobre o uso racional e o destino correto de medicamentos, o projeto de extensão Boas Práticas participou do último dia de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) da Universidade de Passo Fundo. A ação foi desempenhada pelo curso de Farmácia da UPF, a intenção é de conscientizar sobre os riscos que a automedicação e o descarte indevido de medicamentos podem causar.
A ação foi ministrada pela professora Mariza Cervi, segundo ela o uso em excesso e a falta de responsabilidade ao descartar esses materiais não só prejudicam o ser humano como tem provocado danos ambientais muito graves, em especial à água, pois eles não são degradados no meio ambiente.
Esse trabalho, de coleta de medicamentos vencidos, começou em Marau e já vem sendo desenvolvido há nove anos. Ele é desenvolvido com as crianças do terceiro ano do Colégio Gabriel Taborin e a cada ano é produzido um material novo por eles. Em 2014 o projeto é criar uma história em quadrinhos. Após a coleta, as caixas dos medicamentos são doadas ao curso Artes Visuais, que utilizam em suas oficinas de reciclagem de papel.