EXPOSIÇÃO SOBRE O CIGARRO
No dia Nacional do Combate ao Fumo, o Programa Comunidades Sustentáveis representado pelos cursos de Artes Visuais e pelas bolsistas PAIDEX Amabile Scorteganha, Bianca Barbosa Antunes, Camila Iser e Raqueli Cades, assim como pelo curso de Jornalismo, com a bolsista Monalise Canalle, traz uma reflexão para todos os fumantes e não fumantes da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF), através de uma instalação montada nos corredores da unidade.
Camila, explica que a ideia da exposição surgiu a partir do 1º Seminário do Programa Comunidades Sustentáveis, onde o curso de Química apresentou seu trabalho desenvolvido com bitucas de cigarros, a partir daí diversas pesquisas foram feitas com o objetivo de ligar, saúde, arte e meio ambiente.
Muitas pessoas não imaginam, mas, segundo o site Ecoloja, são 15 milhões de árvores cortadas anualmente pela indústria tabagista. Só o Brasil corta em média 360 milhões por ano, ou seja, 240 mil hectares de desmatamento para abastecer a indústria do tabagismo.
A exposição foi montada com mais de 800 bitucas recolhidas nos redores da FAC no período de duas semanas. Camila conta ainda que esta exposição não tem apenas o objetivo de conscientizar sobre os malefícios do fumo, mas visa principalmente informar sobre os danos ambientais causados por ele, para que o cigarro não tenha apenas relação com o nosso Pulmão, mas também com as árvores.
- Curiosidades expostas
- Contagem das bitucas
- Cigarros recolhidos na Faculdade de Artes e Comunicação