INFORMAÇÕES
O que eu quero ser futuramente?

O que eu quero ser futuramente?

Essa e tantas outras perguntas vêm à cabeça quando o assunto é carreira profissional. Por isso, a professora do curso de psicologia da UPF, Dirce Teresinha Tatsch, respondeu ao Nexjor questões sobre a importância de manter o foco na escolha do curso.

N: Como você vê a participação geral no #VestibularUPF?

D: É importante dizer que o processo da escolha profissional tem sido uma experiência intensa para o jovem nesse período de vida. São muitas dúvidas sobre “será que eu quero isso” ou “será que eu quero aquilo”, os medos de não identificar-se com o curso e uma infinidades de receios. Em minha opinião, reúnem-se várias condições nesse momento: a escolha profissional, fase da vida, dúvidas e qual é a área que vai querer realizar-se profissionalmente. Porém, em contrapartida, a experiência da prova leva-nos sempre a buscar o melhor desempenho. Ou seja, ninguém vai para uma disputa querendo perder ou ser reprovado. É muita expectativa em ver o “nome no listão”.

N: E como o estudante pode buscar a carreira certa?

D: A juventude atual passa por uma intensidade de experiências, conhecimentos e vivências. Mas às vezes isso me deixa insegura. Por exemplo, tem candidatos com muita clareza no que querem seguir, o que para mim é muito importante. Além disso, eu penso que o que faz toda a diferença na escolha profissional é gostar daquilo que você vai fazer, pois em todas as profissões estamos constantemente sendo desafiados. É preciso aprimorar-se em todos os processos da nossa vida. Fazer uma escolha por prazer de ser um excelente profissional. Quem vai realizar o curso é o próprio universitário, então ele tem que saber se aquela escolha que está fazendo será prazerosa, agradável e se vai significar a realização pessoal e profissional.

N: Qual é a dica para o vestibulando?

D: Curta este momento, respire bem fundo e pense que é mais um período na sua vida. Será que é agora que vou ter o meu nome no listão? Sim, não ou talvez. Tudo serve como aprendizado. Colocar para fora todo o conhecimento adquirido. Procure, na medida do possível, tranquilizar-se e concentrar-se nos objetivos.

Entrevista com a professora Dirce Teresinha Tatsch

Entrevista com a psicóloga Dirce Teresinha Tatsch

 

Sobre Liliane Ferenci

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top