INFORMAÇÕES
Devo fazer uma graduação? Especialistas respondem

Devo fazer uma graduação? Especialistas respondem

Especialistas ligados a empresas de recursos humanos comentam a importância do Ensino Superior para o mercado de trabalho

Com o orçamento cada vez mais apertado e as dificuldades cotidianas, muitos se perguntam se vale mesmo a pena cursar uma faculdade. Uma crise econômica afeta as vidas dos brasileiros nos últimos e levou empresas e organizações a perderem mais de 2 milhões de empregados entre 2015 e 2016, conforme o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE. Nesse cenário, é complicado pensar a longo prazo e o trabalho se torna prioridade de muitos, porém, na contramão do mercado, a população assalariada com diploma cresceu em 2016. E as empresas, para fugir da crise, estão de olho justamente nessa parcela qualificada que está chegando ao mercado em meio à crise, porque eles podem ser o diferencial.

Andréia Pimentel afirma que o Ensino Superior faz a diferença em processos seletivos (Imagem: Alison Costella)

Essa tendência é percebida pelo mercado. “Pensando nas empresas com as quais a gente atua, sem dúvida, receber um currículo de alguém que tem ensino superior, já começa fazendo a diferença”, afirma a Andréia Pimentel, Diretora da empresa Prática Recursos Humanos. A base e as especialidades do Ensino Superior contribuem para esse cenário. “Ao longo da graduação, tem especialidades que a pessoa tem a oportunidade de estudar, então quando ela se identifica com uma delas e vemos que aquela vaga tem essa especialidade que ela viveu lá, colabora muito. Só uma formação de Ensino Médio, muitas vezes, acaba sendo insuficiente em termos de uma base mais consolidada”.

Tamires Canali destaca que o Ensino Superior permite que o candidato tenha mais opções de vagas (Imagem: Alison Costella)

Ao cursar uma graduação, o acadêmico e o futuro egresso se deparam com novas perspectivas profissionais. “Estar sempre se desenvolvendo é muito importante para que você tenha mais opções de vagas para participar de processos seletivos”, destaca Tamires Canali, coordenadora do CDL Empregos, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo. A profissional destaca que a experiência também tem um peso grande nas escolhas. “Mas hoje em dia vemos que a qualificação é muito importante no processo seletivo”, ressalta.
Sempre buscando formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho e desenvolver a região, a UPF oferece mais de 50 cursos de graduação no Vestibular de Verão. São diversas áreas do conhecimento para você escolher a melhor experiência para você! As inscrições vão até o dia 12 de novembro. Confira os cursos e mais informações no site: vestibular.upf.br.

Sobre Bruna Scheiffer

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top