INFORMAÇÕES
Terei mais chances no mercado de trabalho com uma graduação? As empresas respondem

Terei mais chances no mercado de trabalho com uma graduação? As empresas respondem

Mesmo com uma grande perda de empregados, as empresas não abriram mão de contratar profissionais diplomados, como mostra o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE. De acordo com o levantamento, a população assalariada com diploma cresceu em 2016. Ainda assim, as empresas sentem a falta desses profissionais.
A rede de Farmácias São João conta atualmente com uma média de 11 mil colaboradores diretos em toda a sua rede. “Escutamos muito falar em desemprego, mas somos hoje, de certa forma, uma empresa privilegiada, porque nós ofertamos empregos”, ressalta a gestora do setor de Recursos Humanos, Estefânia Cazarolli. A psicóloga acredita que falta a muitas pessoas a disposição para se desenvolverem e se adaptarem. “Sentimos, constantemente, pessoas despreparadas para os cargos e muitas vezes pessoas que não estão alinhadas aos seus propósitos de vida”.
A área demanda profissionais, já que é exigido que cada farmácia tenha um farmacêutico, que é um profissional graduado. “É um profissional que estamos sempre em busca, tanto que temos contato com as Universidades para ter acesso aos egressos”. Ela também mencionou outros profissionais muito procurados como operador financeiro, vendedor e auxiliar administrativo.

Estefânia Cazarolli é gestora do setor de Recursos Humanos da rede de Farmácias São João e considera a educação superior fundamental (Imagem: Lucas Santos)

Estefânia deixa claro que a formação não é exigida em todos os cargos, mas defende a formação superior. Para a psicóloga, “ela é fundamental independente do curso, porque abre nossa cabeça para um espaço de curiosidade e quando somos curiosos, conseguimos evoluir nosso nível intelectual, mudar o nosso modelo mental e ser capaz de entender as mudanças que acontecem o tempo todo perto de nós”. A capacidade de reflexão é procurada pela empresa. “A gente entende que é uma pessoa que também tenha capacidade de entendimento do negócio”, afirma.
Neste momento, dois grandes investimentos estão sendo implantados em Passo Fundo. O professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da UPF, Julcemar Zilli afirma que “só eles já estão gerando em torno de 1.500, 2.000 vagas de emprego”.

Julcemar Zilli, professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da UPF, destaca os empregos criados pelos novos empreendimentos em Passo Fundo (Imagem: Alison Costela)

E tudo indica que aqueles que têm uma formação superior terão mais facilidade em garantir uma vaga. “Quanto mais conhecimento e formação a pessoa tiver, maior a chance dela ser selecionada antes. Eu acredito que as empresas, ainda mais as que estão chegando na nossa região, ou até no estado, vão procurar esse tipo de formação”, revela o sócio investidor do Passo Fundo Shopping, Vinícius Roso.
Neste Vestibular de Verão, a UPF oferece mais de 50 cursos de graduação. A Universidade em seus 50 anos de história sempre colaborou para o desenvolvimento da região com profissionais qualificados e quer continuar fazendo isso ajudando na sua qualificação. Confira os cursos e mais informações no site: http://vestibular.upf.br/. Venha viver essa experiência e muitas outras na UPF.

Sobre Bruna Scheiffer

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top