INFORMAÇÕES
Impossível, palavra que não é na utilizada na UPF

Impossível, palavra que não é na utilizada na UPF

Há aproximadamente oito vestibulares a UPF oferece o projeto Vestibular Acessível, que auxilia candidatos portadores de necessidades especiais desde sua inscrição, com tecnologias, recursos humanos e facilidades, até o dia da realização da prova, acompanhando-o na sala onde fará o vestibular, para que ele acesse o material com clareza e sem dificuldade.

Mas mais do que isso. O encarregado do Setor de Atenção ao Estudante (SAES), Diego Cunha Rodrigues, lembrou que esse processo segue depois do vestibular, a assistência ao aluno é dada ao longo de toda a sua vida acadêmica, até a conclusão do curso. “O vestibulando ingressando na UPF, nós já entramos em contato com ele, para conhecer o SAES, que vai acompanhar este aluno da instituição na matrícula, durantes as aulas, oferecendo os recursos necessários. Se ele for um aluno com deficiência visual, a gente tem as tecnologias para que ele possa ter o acesso ao conteúdo de sua grade curricular”, relatou Diego.

Hoje a Universidade de Passo Fundo atende alunos autistas, com down, cegos ou com baixa visão, surdos e, portadores de deficiências físicas, que precisam de um atenção especializada e recursos assistivos, com tecnologias e profissionais adequados para isto.

No Vestibular Acessível, a equipe conta com um ledor/transcritor de plantão, dois intérpretes de libras, uma psicopedagoga e uma pessoa que auxilia o candidato com dificuldade motora, caso seja necessário.

 

O que é o SAES?

O Setor de Atenção ao Estudante, caracteriza-se como um espaço de mediação para os alunos por meio do acolhimento e da escuta, com o propósito de tornar acessíveis os recursos e os espaços da UPF. Assim, o Setor procura construir uma rede de relacionamentos com projetos que possibilitam ao estudante encontrar caminhos para superar seja a dificuldade que ele precisar, até aulas particulares para vencer os obstáculos que encontrar.  Os serviços e os atendimentos do Saes são divididos em três modalidades: Psicopedagógico, Psicológico e Tecnologia Assistiva.

Sobre Victor Ferreira

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top