A UPF recebe diariamente diversos alunos de todos os municípios vizinhos. Esse caminho percorrido todo dia por acadêmicos não é diferente quando se trata do Vestibular. Além dos 14 estados presentes neste vestibular, diversos alunos são de cidades ao redor de Passo Fundo.
Muitos motoristas se fizeram presente no Campus I neste sábado para transportarem vestibulandos. Para muitos essa rotina não é apenas no Vestibular, já que fazem a condução dos estudantes diariamente.
Carmo Schumacher, 41 anos, sonha em ver sua filha, Mariana, de 6 anos, entrar na faculdade. Ele é o responsável pela organização de diversos ônibus que transportam alunos que movimentam a Universidade. Da sua empresa saíram cinco ônibus de Santa Maria com aproximadamente 250 vestibulandos. Carmo relata que sua empresa trabalha especialmente com estas ocasiões.
Ver constantemente os estudantes buscando o sonho da faculdade reflete em casa, com suas duas filhas, Mariana de 6 anos e Alice de 1 ano e seis meses. “Mesmo que elas queiram fazer um curso mais concorrido, como Medicina, elas sempre terão o meu apoio”, destaca o empresário.
Trabalhando há mais de 40 anos como motorista, Francisco Pizato, 68 anos, transporta três vezes ao dia alunos de Marau para cursinhos pré-vestibular no centro da Passo Fundo e também para a UPF.
Francisco já fez parte da rotina de muitos alunos que sonham com a entrada no ensino superior. Já não sabe quantos alunos transportou ao longo dos 40 anos de trabalho. “É uma satisfação ver essa gurizada querendo crescer na vida, porque se a pessoa não estuda, não tem nada na vida”, afirma Francisco.