INFORMAÇÕES
A relação entre o Vestibular e o Jornalismo

A relação entre o Vestibular e o Jornalismo

Para fazer a cobertura do Vestibular de Inverno, seis veículos estão na área de imprensa, disponível em frente ao Centro de Convivência do Campus I da UPF. Entre eles, as rádios Atlântida, Gazeta, Uirapuru, Diário da Manhã – de Passo Fundo e de Carazinho, e a Rádio UPF.

Conversamos com Claudionor Ramos, da Rádio Uirapuru, que faz a cobertura completa de todos os vestibulares da Universidade desde a fundação da rádio, há 36 anos. De acordo com ele, a cobertura é feita a partir da busca por patrocinadores, para viabilizar a atividade financeiramente e a instalação do som técnico, que vem antes para montar todo equipamento necessário no dia. Em seguida, é organizada a equipe que participará da cobertura. A partir da primeira hora do dia, é realizada uma entrevista com o reitor e os professores responsáveis pelo Vestibular. É também feita uma entrevista com os alunos – antes e depois das provas – e seus acompanhantes, sempre priorizando quem está na cidade torcendo pelo vestibulando. Além das entrevistas, a rádio também transmite os temas das redações e o gabarito, além do listão liberado na segunda-feira.

Para Claudionor, a principal diferença da cobertura do vestibular de hoje em dia para 20 anos atrás é a facilidade com a comunicação que se tem nos dias de hoje. Antigamente, era necessário puxar um ponto, pedir uma linha, com dez ou quinze dias de antecedência para a antiga CRT. Puxar fios, na maioria das vezes, extensões de vários quilômetros, além de ter de levar o entrevistado até o ponto certo. “Hoje, é possível se deslocar facilmente. Temos a informação na palma da mão, tanto pelos computadores, quanto pelos celulares. Além das tecnologias, hoje em dia a metodologia do vestibular também é mais prática, visto que antigamente, a prova era realizada em uma semana e hoje aplica-se o vestibular em um dia”, lembra ele.

As demais rádios da região recebem informações sobre o Vestibular por meio do material produzido no Núcleo Experimental de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo. Nesta edição do processo seletivo estão sendo atendidas as rádios das cidades de Carazinho, Coqueiros do Sul, Não-Me-Toque, Tapera, Chapada, Guaporé, Serafina Corrêa, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Erechim, Ciríaco, Ibiraiaras, Ibirubá, Marau, Sananduva, Passo Fundo, Sarandi, Ronda Alta, Espumoso, Fontoura Xavier, Anta Gorda, Soledade e Barros Cassal.

Sobre Gillian Krein

Equipe de redação do Blog do Vestibular UPF | Nexjor FAC UPF

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top