O tema da redação do Vestibular da UPF é sempre um quesito que gera muita curiosidade entre os candidatos. Neste Vestibular de Verão 2015, Fabiane Pereira Borges, de Fontoura Xavier, que prestou vestibular para Química – Licenciatura foi a primeira candidata a deixar a sala de aula. Com menos de 30 minutos de prova, a vestibulanda revelou suas impressões sobre os dois temas da redação: escravidão e os limites entre crianças e adolescentes.
Enquanto isso, Rosicler Maria de Andrade, de 48 anos, que optou por Artes Visuais, relatou que o tema da redação se baseava nos limites dos jovens em relação aos pais. Sobre o segundo tema, a candidata revelou que o filme ‘’12 anos de escravidão’’, de Solomon Northup, foi utilizado para exemplificar o assunto.
Tal escravidão que Taís Toledo Lira, de 18 anos, vestibulanda de Ciências Contábeis, contou que fez referência, na prova de Redação, ao mundo atual. ‘’Eu escrevi sobre a escravidão do homem no mundo e atualmente, como isso acontece’’, comentou. No entanto, sobre o outro tema, Taís Lira afirmou que os pais dificilmente têm controle sobre os limites e direitos das crianças.
Os temasda redação foram divulgados oficialmente depois das 15h 30min.