INFORMAÇÕES
Acessibilidade e apoio ao vestibulando

Acessibilidade e apoio ao vestibulando

Por Sabrine Pinheiro

A Universidade deve ser um lugar de acesso democrático ao conhecimento, sem distinções de raça, sexo e outras diferenças. Atendendo a esse princípio, o Setor de Atenção ao Estudante (SAES) da UPF está realizado o Vestibular Acessível. O projeto oferece acessibilidade completa para os vestibulandos na Faculdade de Fonoaudiologia. O prédio possui rampa de acesso, intérprete de libras, leitor-transcritor para alunos com baixa visão ou dislexia, prova traduzida em braile, salas isoladas para candidatos com déficit de atenção e classes adaptadas.

Rafael toca piano e é apaixonado pela percussão. Fotos: Bruna Duarte

O candidato  Rafael Heck de 18 anos, natural de Tapera, está fazendo uso de alguns desses recursos. O vestibulando, que vai prestar prova para o curso de Música, possui baixa visão e vai utilizar o monitor leitor-transcritor. A ferramenta vai ler a prova e transcrever a redação do candidato.  Rafael espera ser aprovado no seu primeiro vestibular aqui na UPF e quer já no ano que vem estar andando pelos corredores da FAC.

Os pais sempre apoiaram sua escolha e sua entrada na Universidade. Fotos: Bruna Duarte

Sempre apoiando os desejos do filho, os pais, Vera Heck, de 56 anos, e Orlando Heck, de 53 anos, pensam no futuro e na independência do filho e por isso sempre incentivaram Rafael a ingressar na Universidade. “A gente sempre apoiou ele no vestibular, e principalmente no curso de Música que ele ama”, afirma Vera. Se passar no vestibular, Rafael vai vir todos os dias para Passo Fundo com o ônibus da sua cidade.

“Nos surpreendeu muito a questão da acessibilidade da UPF. Todos os contatos que a Universidade fez conosco, a preocupação com a deficiência visual dele. A gente tá tranquilo por que ele vai ter todo o apoio”, diz a mãe do vestibulando.

Ao todo são 10 candidatos com algum tipo de deficiência no Vestibular UPF 2020. Seis deles vão fazer a prova de redação e quatro vão fazer a prova completa para Medicina.

Sobre Sabrine Pinheiro

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top