INFORMAÇÕES
Mercado de Trabalho inspira temas da redação do Vestibular de Inverno

Mercado de Trabalho inspira temas da redação do Vestibular de Inverno

Escolha dos temas busca provocar reflexão sobre questões sociais

Bruna Scheifler e Sabrine Paludo

Mais de treze milhões de brasileiros estão a procura de trabalho, de acordo com dados do IBGE do último trimestre. A taxa de desocupação é 12,7% e a situação é ainda mais complicada para minorias. Temas relacionadas ao mercado de trabalho foram os escolhidos para a redação do vestibular de inverno de 2019. Vestibulandos precisaram discorrer sobre: “causas e consequências do preconceito (seja ele qual for) sofrido pelas pessoas na sociedade em que vivem” e “que habilidades são necessárias para enfrentar as mudanças no atual mercado de trabalho?”.

Os temas foram escolhidos por estarem em destaque atualmente. “Precisamos garantir temas que sejam de conhecimento dos estudantes. Como nós queremos alunos leitores, precisamos de temas que estejam na ordem do dia, que estejam nas mídias, na sala de aula, na mesa de bar, na roda de conversa, porque os alunos precisam ter argumentos para poder dizer coisas interessantes, importantes”, explicou a coordenadora de Redação do Vestibular, professora Dra. Cláudia Toldo. O objetivo das propostas oferecidas aos estudantes é propor uma reflexão. “Fazer com que os estudantes pensem novas possibilidades e novas alternativas de trabalho. Se há uma crise do mercado tradicional, o que podemos fazer diante disso?”, esclareceu a professora.

Preparação

Professor de redação do Garra apostou em temas atuais, como educação| Foto: Augusto Albuquerque

Uma das principais preocupações dos alunos na hora do vestibular é a prova de redação. Muita prática de redação e leituras sobre as atualidades fazem parte da programação de estudos dos estudantes. Os cursos preparatórios para o vestibular têm uma programação intensa para os vestibulandos. “A gente faz simulados semanais com essas turmas. Procuramos ir bem focado no estilo da banca, o que ela costuma cobrar. Toda semana tem duas redações pelo menos, a gente acredita que a única maneira de evoluir é com a prática”, explica o diretor da Clínica de Aprovação Doctor, Vinícius Postalli.

Os palpites dos professores chegaram perto do tema, apesar de não acertarem em cheio. Filipe Cieslak e Viviane Gato, do Fleming, acreditavam que os temas relacionados aos problemas sociais seriam os principais assuntos deste ano. Eles prepararam os alunos para serem críticos e saberem escrever sobre vários assuntos da atualidade. O professor Luis Eduardo Malafaia, do Garra, ficou um pouco mais longe. Ele apostou em temas sobre a liberdade de expressão, dependência de tecnologia e assuntos sobre a educação vão ser a principal aposta do vestibular esse ano.

Professores do Fleming apostaram em temas próximos aos escolhidos | Foto: Augusto Albuquerque

A principal habilidade procurada na prova de redação é o domínio de uso da língua. “Essa é a principal habilidade, ele tem que demonstrar competência linguística e competência comunicativa”, destacou Cláudia, sobre o que o vestibulando precisa oferecer em sua prova. Ela participou de um vídeo ao vivo na página da UPF no Facebook, confira.

Cláudia falou sobre o processo para escolha dos temas | Imagem: Alison Costella

Sobre Sabrine Pinheiro

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top