INFORMAÇÕES
Robôs ajudam a salvar vidas

Robôs ajudam a salvar vidas

Uma atividade diferente chamou atenção nesse dia de vestibular na UPF. O curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo, em parceria com o Instituto de Simulação Realística (ISR) levaram até o Centro de Convivência  uma demonstração sobre reanimação cardiopulmonar (RCP). Com oito robôs disponíveis para apresentação e um WIFI embutido, a simulação permite controlar a manipulação, resultando em uma nota no final, para conferir o desempenho do reanimador.  A atividade, promovida em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão, chamou a atenção de candidatos e acompanhantes, como a Laisa, de seis anos, que fez o seu teste.

Os robôs disponíveis para a demonstração de reanimação cardiopulmonar. Foto – Tainá Binelo.

De acordo com o técnico de Enfermagem do ISR, Leandro Lacerda Castilho, já foi comprovado pela Associação Americana de Cardiologia que a compreensão torácica pode salvar uma vida.

Nós vamos demonstrar isso, para poder ensinar às pessoas como salvar alguém. Vamos explicar o tempo e também a força ideal que deve ser usada”, completa.

A acadêmica do sexto semestre de Medicina da UPF, Ana Carolina Bagolin, conta que o objetivo da demonstração é poder ensinar a técnica, já que não sabemos quando vamos precisar.

Vamos tentar mostrar rapidamente, porque temos que estar preparados para quando acontecer alguma coisa deste tipo”, explica.

Os simuladores utilizados na atividade farão parte do Centro de Simulação Realística que está sendo instalado na Faculdade de Medicina.

Sobre Mariana Baciquetto

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top