Se o dia de provas do vestibular pode ser muito estressante, ter uma companhia para divertir e acalmar é uma grande dica para mandar a ansiedade embora. O ditado popular já diz que o cão é o melhor amigo do homem – além de ser uma grande companhia e trazer alegria, ele pode ajudar a lidar com depressão, ansiedade e estresse e já foi comprovado que os cães têm capacidade de se ligarem com as nossas emoções.

O cachorro do professor de história Rafael Wagner Camargo animando os alunos que passam pelo Campus. Foto – William Mendes.
Foi pensando nisso que o professor de um cursinho de Passo Fundo, Rafael Wagner Camargo, trouxe seu próprio pet para acompanhá-lo no Campus, já que ele não pode ficar sozinho no apartamento. O professor conta que com a presença do pet, acabou notando que os seus alunos estão mais calmos e conseguem se descontrair um pouco.
“É a oportunidade dele de ter um espaço maior, para se divertir, mas acabei notando que meus alunos se divertem também. Eles param, fazem carinho e conseguem tirar um pouco o nervosismo da cabeça”, comenta.
Já o professor de outro cursinho, Rafael Wagner Camargo, comenta que o importante em dias de vestibular é respirar fundo e não deixar o pânico tomar conta. Ele também veio acompanhado do seu pet e comprova que o cão está ajudando os alunos a lidar com a anisedade.

Muito feliz e brincalhão, no cachorrinho está ajudando os alunos a se acalmarem antes de fazer as provas. Foto – Tainá Binelo.
“Nós trouxemos ele (o cachorro) apenas para se divertir e no final das contas ele está fazendo tudo valer a pena. Os alunos estão muito nervosos, então ter um cachorro vale a pena, pois ele ajuda e brinca, distraindo eles”, completa.
Muito dóceis e brincalhões, os dois amigos de quatro patas estão se destacando no Campus da Universidade, e é quase impossível passar por eles sem parar para fazer um carinho.