O Vestibular de Inverno de 2019 da UPF abrange 23 cursos em diferentes áreas do conhecimento, e atrai alunos de diversas cidades da região, do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. A partir da metade da manhã até a hora do começo da prova, ás 14h, um passeio pelo Campus I é um passeio à diversidade de sonhos, ansiedades e vontades.
Os estudantes de 16 e 17 anos, Bernardo Pizarro, Renan Andriolla, Ana Julia Pavani e Pietra Trombini se prepararam e vieram em grupo de Erechim para realizar a prova de hoje. Treineiros, decidiram fazer o vestibular para ter uma ideia geral de como é a prova da UPF.
Pietra Trombini, que veio fazer a prova para Psicologia, quer mostrar tudo que aprendeu no Ensino Médio. Já Ana Julia Pavani, sua amiga, que vai prestar a prova para Odontologia quer adquirir experiência. “Espero ter uma parâmetro da prova, ter uma noção das dificuldades que vou encontrar para realizar a prova de Vestibular do Verão, quando vou fazer para valer”, disse ela. Ambas escolheram a UPF por ser a melhor universidade da região, próxima da cidade onde moram.

Veteranas do vestibular de Medicina. Foto: Vinicius Ronsoni
Mas se tem gente que veio pela primeira vez fazer vestibular, também tem gente veterana no concurso. Taise Perozzo e Andressa Konzler, ambas de 19 anos, já realizam a outra em edições anteriores e esperam cursar Medicina. Taise afirma que o concurso da UPF normalmente é exige muito dos alunos e sempre é uma surpresa para todos. “Acredito que esse ano a prova vai bater em cima dos discursos de ódio”, afirma.
Como dica para os novatos da prova, Andressa sugere para começarem a prova pela redação, e encarem com paz e coragem”, declara.
Conheça outras histórias: