INFORMAÇÕES
“Não nos interessa a opinião, nos interessa que os vestibulandos deem opinião”, os polêmicos temas da redação

“Não nos interessa a opinião, nos interessa que os vestibulandos deem opinião”, os polêmicos temas da redação

Após muita especulação os temas da redação na prova deste vestibular foram revelados. A atualidade é sua principal característica e, surpreendendo alguns, ambos os temas podem ser considerados polêmicos. A primeira proposta era “Com o quadro atual de crise da segurança pública, quais as consequências de uma sociedade fazer “justiça com as próprias mãos”?”, e a segunda, “As novas configurações familiares refletem transformações da sociedade brasileira”.

A Coordenadora da equipe de avaliação das redações, Cláudia Toldo, comentou sobre as escolhas feitas pela comissão ao propor essas temáticas: “a gente sempre observa temas que estão na ordem do dia, que estão sendo noticiadas muitas vezes. Como a Universidade de Passo Fundo é comunitária e está inserida na comunidade, a gente sempre pensa em temas que podem revelar essa inserção da universidade.”

A polêmica dos temas e as possíveis opiniões contraditórias não parece ser algo preocupante. “Não nos interessa a opinião, nos interessa que os vestibulandos deem opinião, que se posicionem, que discutam, que tragam pontos de vista diferentes, que mostrem leituras, que mostrem que leram esses temas, que mostrem que tem opiniões diferentes”, declara a Professora.

Marina dos Santos gostou da atualidade dos temas (Foto: Bruna Scheifler)

Os temas parecem ter agradado os vestibulandos, “gostei muito, muito mesmo, achei que são temas bem abrangentes, que dá para falar bastante coisa, mas que ao mesmo tempo em que são bem específicos, a gente também pode focar e consegue desenvolver o que pensamos no papel”, disse João Zanella (17) do Ensino Médio Integrado UPF. Marina dos Santos (16) da  EEEM Senhor dos Caminhos, de Tapejara, também aprovou os temas, “eles abordam coisas bem atuais, que a gente vive, e a gente pode comentar com bastante facilidade, porque não é um negócio que tá oculto na sociedade, é um negócio que está explícito.”

Para quem não foi muito bem este ano e pretende continuar melhorando, a Professora Cláudia Toldo dá as dicas: “Escrever muita redação, escrever textos, pedir a orientação de um professor de português que possa reler seu texto, fazer a correção, fazer a análise de textos e muita leitura, a leitura é algo fundamental para que se possa escrever um bom texto”.

Sobre Bruna Scheiffer

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top