INFORMAÇÕES
Um alívio em meio à tensão

Um alívio em meio à tensão

Acompanhar um filho, sobrinho ou namorada no vestibular se torna um grande desafio, especialmente a partir do momento em que a tensão toma conta do candidato. Mas, esse grande desafio será também a grande mudança na vida do vestibulando. Portanto, para que a espera dos pais e acompanhantes não se torne algo cansativo, a UPF promove, na tarde do vestibular, uma programação recheada de atividades, que acontecem no auditório e nas salas no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). Dentre elas, os pais e acompanhantes podem desfrutar das ações dos cursos de enfermagem e fisioterapia, da oficina de pilates, de uma sessão de cinema no auditório do prédio, e ainda tem a oportunidade de tirarem suas dúvidas relacionadas às bolsas e financiamentos que a Universidade oferece.

Para ajudar na tensão, os alunos do curso de fisioterapia desenvolvem atividades laborais com foco em promover alongamento e relaxamento. “Nós sabemos que muitos pais e acompanhantes vêm de outras cidades e que acabam dirigindo por muitas horas. Todas essas atividades laborais desenvolvidas tem o intuito de relaxar e fazer com que o nervosismo, ocasionado pelo fato de estarem acompanhando o vestibulando, acabe passando um pouco e se distraindo também”, comenta a professora do curso, Juliana Secchi.

Alunos do curso de fisioterapia oferecem atividades de relaxamento no Iceg (Foto: Carol Dal Prá)

A responsabilidade de acompanhar um futuro universitário no momento mais importante dessa caminhada merece atenção e cuidado. Tadeu De Paula, que está acompanhando seu filho enquanto presta vestibular para medicina, e que percorreu uma longa estrada para chegar até aqui. Ele garante que sair de Cruz Alta para realizar o sonho do filho não tem preço, mas que a expectativa e a tensão crescem, involuntariamente, a cada minuto. “O candidato vem naquela pressão de ter que passar, mas os pais estão na mesma batida”, garante ele. O pai ainda comenta sobre a responsabilidade que é para o adolescente escolher uma profissão assim tão cedo. “O estresse dos pais acaba se tornando maior pelo fato de que nós depositamos muita expectativa no filho para uma responsabilidade que talvez não esteja apto, principalmente meu filho que está terminando o terceiro ano agora. Essa pressão deve ser controlada, até porque hoje eu sinto que estou mais tenso que ele”, desabafa o pai.

Pais recebem atenção especial para aliviar a tensão (Foto: Carol Dal Prá)

A participação dos pais nas atividades demonstra a necessidade de se distrair na espera que parece infinita. Cerca de 60 pais passaram até agora pelo Iceg na tarde do vestibular. Independente de os pais já terem acompanhado seus filhos mais de uma vez no #VestibularUPF, ou até mesmo os novatos nessa jornada, todos compartilham de um mesmo sentimento, a tensão. E é por conta dessa atenção direcionada aos acompanhantes que muitos elogiam a ação. “Tem pais que estão aqui pela segunda ou terceira vez trazendo os filhos e acabam lembrando de nós”, comenta Indiara Cruz da Silva, assistente administrativa da UPF. “Eles adoram essas atividades porque é uma maneira de esperar os filhos de um modo mais relaxante”, aponta ela.

Além das atividades já citadas, outras como oficina de dança, trilha cultural pela campus e bingo também animam a tarde dos acompanhantes.

Fotos: Carol Dal Prá

Sobre Tatiana Tramontina

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top