Não tem idade para o aprendizado. Desde cedo podemos aprender de todas as formas. Mas é na faculdade onde podemos ter conhecimentos ainda mais aprofundados, e onde decidimos nosso futuro. Porém, as vezes não é na faculdade onde decidimos nossa profissão. É o caso do candidato mais velho a prestar prova neste vestibular, Geremias Rech, de 58 anos. Ele vem de longe, Caxias do Sul, para prestar vestibular para administração. Foi proprietário de uma empresa de comunicação e hoje está aposentado como autônomo. Rech, já passou em outros dois vestibulares para outras universidades (ainda neste ano?).
Geremias escolheu a UPF pelo bom conceito que a universidade tem dentro das classificações de ensino e por ter que mudar para Passo Fundo por motivos pessoais. Prestando vestibular ao quinquagésimo oitavo ano de vida, ele tem o objetivo de futuramente passar seus conhecimentos na área de administração como professor, ou usando os conhecimentos que irá adquirir na faculdade para novas oportunidades na profissão. Outra justificativa para o ingresso na faculdade agora, segundo Geremias, é o fato de que o conhecimento na área, a cada dia, pode ser atualizado: “As novas formações e informações que existem na área da administração me fascinam, e com isso vou ter a oportunidade de me ambientar com o novo”.
A experiência e a prática dentro da administração fez com que Geremias chegasse para prova muito mais tranquilo do que outros candidatos. Ele espera que, na área do conhecimento geral possa se sair bem. “Vou tentar fazer o melhor, se eu conseguir tudo bem, se eu não conseguir não tem problema nenhum, não sou treineiro mas estou aqui de coração aberto sem estresse nenhum e tentando fazer aquilo que é possível”, disse o vestibulando. Sem superstições, ele usa os ensinamentos de seu avô para auto incentivo. “Meu avô me ensinou três coisas na vida: primeiramente tem que ter vontade, sem ele nem se levanta da cama; a outra coisa é que tem q ter disciplina naquilo que coloca como objetivo para fazer; e o terceiro ensinamento é que temos que ser leais conosco e com os outros”, disse emocionado pela lembrança.
O fato de ser aposentado e ser o candidato mais velho a prestar o vestibular não incomoda Geremias. Ele procura mais conhecimento teórico para embasar aquilo que já fez dentro da profissão. Segundo ele, a sociedade vê pessoas aposentadas como “impotentes”, mas ele não se sente assim. Pelo contrário, sente-se com 20 anos e a vontade de estudar de quando tinha esta idade. “Meus 58 anos não é uma idade, é um tempo de experiência que eu tive e que agora tenho mais uma oportunidade de continuar batalhando pelas coisas que gosto de fazer”, concluiu Geremias.
Ele é o candidato mais velho, mas não é o único. Também provando que nunca é tarde para Recomeçar, a vestibulanda Cheila Denise Oliveira, de 53 anos, presta hoje, 18 de novembro, vestibular para a faculdade de Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo. Após anos desejando iniciar uma faculdade, Cheila agora aproveita o programa e o fato da filha de 18 anos também estar na faculdade para retomar os estudos.
Através do programa Recomeçar Plus, pessoas com mais de 40 anos têm a oportunidade de ingressar em diversos cursos com 50% de desconto nas mensalidades.