Tirar uma boa nota e ser aprovado é o desejo de todos os vestibulandos, e para isso, muitos acreditam que alguns comportamentos e mantras podem influenciar no resultado. As superstições são diversas: a candidata para uma vaga em fisioterapia, Amanda Almeida Schaeffer, conta que “normalmente pego um santinho que minha mãe me deu e faço uma oração antes da prova, e fico calma”.

Gustavo Estefani, de Palmeira das Missões, concorrente de medicina. ( foto: Caroline Ronsoni/voluntária Nexjor)
Gustavo Estefani, da cidade de Palmeiras das Missões, costuma fazer um tratamento e reprogramação mental, e ainda dá uma dica: “Acho que todos os candidatos deviam fazer isso: treinar a mente antes da prova para chegarem bem preparados, não passar nervosismo, sufoco, ansiedade ou qualquer coisa que possa prejudicar na hora da prova”.
Alessandra Tomazelli, estudante do Fleming, relata que não tem superstição e nem mantras, mas ressalta que “ajuda tomar um relaxante, dá uma última olhada nas formulas das exatas pra lembrar as coisas que decora de última hora e ficar na companhia dos colegas”.

Brunna Louise da Costa Centenaro, veio da capital do RS para prestar vestibular. ( foto: Caroline Ronsoni/ voluntária nexjor)
Brunna Louise da Costa Centenaro, de Porto Alegre veio até a UPF prestar vestibular para medicina e comenta que “chegar cedo deixa mais tranquila e concentra mais se ficar quietinha, parada, observando”.