Entre os milhares de estudantes presentes na Universidade de Passo Fundo, há um grande número de candidatos vindos de outros estados e, inclusive de outro continente: a intercambista russa Mariana Smirnova, de 18 anos. A jovem, que mora há 3 meses em Carazinho-RS, presta o vestibular para o curso de Letras: “Eu acho que para mim o português é muito interessante e claro, no Brasil, encontrei tranquilidade, eu gosto daqui”. Quanto à escolha do idioma, ela afirmou achar “que há muita perspectiva, porque na minha cidade, Veliky Novgorod, nós temos uma pessoa que fala e entende português. Acho que agora é muito bom poder aprender o português porque na Rússia normalmente se fala só uma língua”.

Aprender uma nova língua é uma
das motivações de Mariana
“Eu adoro, eu acho que te amo Brasil já, e eu quero estudar aqui”, declarou Mariana. Ela falou com empolgação sobre suas impressão e do que mais gosta no novo país: “Eu acho que tudo, a cultura, tradição, a dança, a comida, é claro”. Morando com uma grande família no Rio Grande do Sul, a vestibulanda teve a oportunidade de experimentar as comidas e bebidas típicas do estado, as quais aprovou: “Eu experimentar churrasco e bebidas, por exemplo, chimarrão e terere, eu gostei muito disso”.
Sobre seu futuro, Mariana, como a maioria dos que estão iniciando suas vidas acadêmicas, está indecisa, porém animada para continuar aprendendo português e outras línguas: “Eu não sei com certeza o meu futuro”, afirmou. “Possivelmente posso ir trabalhar na Rússia com uma campanha internacional ou aqui, não sei.” Como futura estudante de Letras, os livros estão em sua perspectiva: “Eu gosto muito de livros diferentes e acho que no futuro, quando eu entender melhor o português, eu vou poder ler mais obras”.