Para os comerciantes do setor de alimentação do Centro de Convivência da UPF, o dia do vestibular de verão é um dos mais aguardados do ano, como afirma o gerente Jair Didomênico: “Todos os comerciantes aqui esperam pelo dia do vestibular “. Mais de 18 mil pessoas são esperadas pela Universidade de Passo Fundo e a expectativa dos restaurantes é de que grande parte dos vestibulandos e acompanhantes passe pelos estabelecimentos durante o dia. “A gente espera que seja um bom dia de vestibular, apesar do tempo que ta meio complicado, a gente ta se preparando pra entrar com tudo”- afirmou Tainá Carlott, atendente.
A preparação para o evento começou muito antes do dia da prova. O advogado e atendente Samir Ramos afirma que “do ano passado pra cá, estamos mais preparados através da contratação de funcionários, abrindo mais cedo, esperando fechar mais tarde e dar mais opções pros clientes”. O grande números de pedidos, explicam a precaução. Segundo a comerciante Adriana Correa, a quantidade de pedidos é de “3 dias em um 1” em seu estabelecimento, isto é, em um dia de vestibular, o número de pedidos é triplicado em relação a um dia normal na Universidade. A agilidade no atendimento aos clientes é uma preocupação dos estabelecimentos, como declarou Tainá Carlott: “A gente ta num ritmo o máximo acelerado, pra a gente atender todo mundo, não faltar nada”.

Caendy Carvalho de Erechim-RS chegou cedo com a família para almoçar e realizar a prova.
Os vestibulandos também não esqueceram de preparem-se com antecedência: a candidata ao curso de Jornalismo, Caendy Carvalho, de 17 anos, da cidade de Erechim, chegou às 9:40 da manhã e aguardava com a mãe e o avô o horário do almoço e o início da prova. Comentando sobre o aumento do movimento, a estudante afirmou que sempre procura chegar antes, para achar lugar para sentar. A mãe da adolescente, Daniela Carvalho, Promotora de Vendas de Erechim, ressalta que é importante “achar um lugar bom pra estacionar, como a gente pretende almoçar aqui então a gente sempre se antecipa, se tem compromisso, tem que vir com antecedência”.
E não foi só a família da Caendy que resolveu almoçar pelo campus. Olha só o que os vestibulandos comeram antes da prova e o que irão comer após verem seus nomes no listão dos aprovados.
O movimento na Praça de Alimentação do Centro de Convivência, que acentuou-se durante o meio dia, tende a continuar intenso durante toda a tarde. Devido a chuva, é esperado que os candidatos, antes e após a prova, pais e acompanhantes mantenham-se no local para se abrigar e aproveitar o momento para descansar e beneficiar-se das ofertas do local.
Bruna Scheifler