Por: Assessoria de Imprensa
O reconhecimento como a maior instituição de ensino do norte do Rio Grande do Sul reflete a grandeza da Universidade de Passo Fundo (UPF). A infraestrutura de uma universidade com quase 50 anos de tradição no ensino é um dos diferenciais da UPF, que, em seus mais de 400 hectares de área total, oferece um ambiente de socialização e conhecimento, proporcionando a formação profissional e ética nas mais diversas áreas.
Ao mesmo tempo em que acumula experiência, a Instituição inova constantemente, tornando-se protagonista em inovação tecnológica. A UPF conta com 150 clínicas e 300 laboratórios, 22 anfiteatros e auditórios, 176 salas de ensino prático-experimental, museus, centro de idiomas, ginásio poliesportivo e ampla área verde. A Rede de Bibliotecas, outro importante diferencial, coloca à disposição da comunidade acadêmica mais de 430 mil exemplares no acervo.
A vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, destaca que a estrutura de laboratórios e clínicas oferecida pela UPF proporciona ao acadêmico uma formação diferenciada. “Um dos aspectos que distingue um profissional formado em uma universidade como a UPF é essa vivência possibilitada pelos trabalhos nas clínicas e nos laboratórios. A qualificação que nossa Instituição oferece em termos de ensino é indiscutível, pois a busca pela excelência acadêmica é constante na UPF e esses espaços são potencializadores de conhecimento, o que resulta na formação de profissionais de excelência”, avalia.
Conforme o vice-reitor Administrativo, professor Agenor Dias de Meira Junior, há uma preocupação permanente da Instituição em qualificar esses ambientes de ensino e aprendizagem. “Nesses quase 50 anos, a UPF buscou sempre investir e qualificar esses espaços. Em algumas áreas, não há como pensar em ensinar e assegurar a melhor formação sem equipamentos e laboratórios que proporcionem a prática. A UPF tem esse foco no ensino teórico e prático, sempre investindo para ter os melhores laboratórios e equipamentos e clínicas adequadas para garantir a qualificada formação aos acadêmicos. Isso se torna um diferencial”, comenta o vice-reitor, reiterando que esse é um dos pontos que distingue a UPF.
Atualmente, a UPF conta com 900 professores, cerca de 1.250 funcionários e mais de 20 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ensino médio, cursos técnicos, cursos de idiomas e atividades de extensão. A instituição mantém 61 cursos de graduação e oferta a possibilidade de educação continuada por meio dos mais de 60 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais.
Vestibular de Inverno
Para quem quer fazer parte desse universo, a UPF inscreve para uma nova edição do processo seletivo para ingresso em diferentes cursos de graduação, por meio do Vestibular de Inverno 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site vestibular.upf.br, até o dia 5 de junho, e a prova será no dia 10 de junho. Nesta edição do Vestibular, são 34 opções de cursos oferecidos para ingresso no segundo semestre de 2017.