O Vestibular de Verão da UPF chegou ao fim. Depois de meses de preparação e 5 horas de prova, os vestibulandos começam a sair das salas e comentar sobre ela.
Paola Brendler , 18 anos, fez o Vestibular para o curso de Medicina e elogiou as escolhas para os temas da redação “Foram escolhas muito boas, dava para discorrer bem sobre os dois assuntos, eu escolhi falar sobre as olimpíadas”. Além disso, a estudante ressaltou que já realizou outros vestibulares na UPF, e ficou feliz porque conseguiu realizar a prova dentro do tempo disponibilizado.
Já a estudante Lhais de Lima Zanotto, 19 anos, que veio de Vacaria realizar o Vestibular para Medicina, comentou: “Achei a prova difícil, comparado a da metade do ano, mas achei uma prova fazível, ela é bem objetiva, vai direto ao ponto”. E comenta que a prova da UPF é uma das mais difíceis.
O que as duas estudantes tem em comum, além da escolha do curso, foi a principal dificuldade durante o Vestibular: a prova de Matemática.
O professor de matemática do cursinho pré-vestibular Einsteen, Alessandro Ribas, teve contato com o conteúdo das provas do Vestibular através do depoimento de alunos: “Alguns acharam a prova mais fácil, outros mais difícil. O comentário é que, como a sempre, a prova traz questões bastante “detalhosas”, o que, muitas vezes, torna a questão mais difícil.” Em relação às outras disciplinas, o professor conta que alunos classificaram a prova de química como “um pouco difícil”, ao contrário da prova de física que pareceu estar menos complicada. “Biologia, química, história e geografia dentro do esperado”. E em português, os textos estavam extensos.
Com a prova nas mãos, a professora de biologia do cursinho pré-vestibular Doctor, Tatiana Fetzer, considerou ela “bem conteudista”. Para ela “o aluno que não soubesse o conteúdo, apenas por interpretação, com certeza não fazia as questões”. Uma questão específica sobre glândulas tubuloacinosa, acinosa e tubulosa surpreendeu a professora: “Não é qualquer aluno que tem o conhecimento dessa parte da disciplina”. Já outra questão de genética mendeliana já era prevista. No geral: “Uma prova bem distribuída, porém com duas questões não muito comuns em vestibulares. Vai fazer com que o aluno que estudou apropriadamente tenha acertado mais questões que o outros menos preparados”.