Dia de vestibular na UPF sempre é dia de intensa cobertura jornalística. Afinal são 10 mil candidatos, vindos dos mais diferentes lugares, que precisam de informações: que horas começa? que documentos tenho de levar para realizar a prova? tem locais para almoçar na UPF? como está a temperatura por lá?. Além disso, cada um desses candidatos tem família e amigos: acompanhantes, preocupados e curiosos. Existem bolsas e financiamentos nesta universidade? O que eu posso fazer pelo Campus enquanto espero o meu filho? Quantas pessoas fazem prova neste dia? Quais os cursos mais concorridos? Muita gente não veio fazer a prova?
Bom, para suprir essa demanda de informação, as equipes da rádio UPF, da UPFTV e do Nexjor (mídias sociais) mobilizaram-se desde as 8h da manhã, produzindo reportagens, fotos, vídeos e entrevistas. Mas esse movimentação toda dá muito trabalho e tem muita gente envolvida.
Só na Rádio UPF e na UPFTV, o número de pessoas que trabalham antes, durante e depois do Vestibular é de 30 jornalistas, que produzem boletins e conteúdos exclusivos. “São cerca de 2 boletins por turno, sempre com a participação de um entrevistado”, conta Isadora Guerra, repórter da UPFTV.
Além disso, a programação também teve de ser alterada, já que durante o final de semana eram apenas reportagens gravadas e, exclusivamente na cobertura do Vestibular, a programação é ao vivo. “Pela primeira vez fizemos a transmissão ao vivo na televisão e também no Facebook”, diz Isadora, contando também sobre a produção exclusiva para as redes sociais da UPFTV, que são planejadas desde que é divulgada a data do vestibular.
Outra equipe que também trabalhou nesta edição do Vestibular, abastecendo o Blog do Vestibular e as redes sociais da Universidade de Passo Fundo foi o Nexjor. Contando com 4 professores, 3 funcionários e 12 estagiários, o Núcleo Experimental de Jornalismo da UPF trabalhou na produção de matérias especiais, boletins ao vivo para rádio, assessoria das páginas da UPF, vídeos e fotos.
Além da cobertura realizada pelas equipes da própria UPF, nesta edição, o Vestibular também contou com a participaram de outros seis veículos de comunicação, que visitaram e transmitiram ao vivo do Campus durante o dia, totalizando mais de 70 representantes da imprensa local e regional.