Mais de 10 mil inscritos para o Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo. Entre estes milhares de sonhos e expectativas, sempre existe, para cada estudante, um braço direito pronto para dar o suporte necessário durante a longa caminhada no Ensino Superior. Os pais, amigos e namorados dos vestibulandos acompanham cada sonho dentro do campus I da UPF neste domingo (13).
Tânia Arruda, de Cruz Alta, veio com a filha, Taís Arruda, vestibulanda do curso de Medicina. Segundo Tânia, a filha teve influência familiar na escolher do curso e da Universidade: “é perto de casa”.
Já Liliane da Rosa, mãe da vestibulanda Gabriele da Rosa, conta uma história um pouco diferente: “Nós [pais] nunca impomos nada a ela, ela decidiu há poucos dias para qual curso gostaria de prestar vestibular”. Gabriele quer cursar Design Gráfico. A família também conhece o programa de bolsas da Universidade, já que Liliane foi estudante da instituição.

A Gabriele da Rosa é acompanhada pelos pais e faz vestibular para Design Gráfico. Foto: Gabriela Schutz
O pai José Schmiel acompanha as vestibulandas Bianca Schmiel, de Medicina Veterinária e Bruna Schmiel, de Agronomia, curso mais estrelado da UPF: “Elas escolheram o curso por livre e espontânea vontade, sempre tiveram liberdade”. Mas o pai das meninas confessa que influenciou na escolha da Universidade: “e de fácil acesso, com pouca distância de casa, além da ótima qualidade de ensino”.
Eduardo Martini, de Três de Maio, presta vestibular para treineiro de Medicina e é acompanhado pela mãe, Etiane Martini. Os dois conheceram o Vestibular da UPF através de outros profissionais formados em Medicina pela instituição. Além disso, consideram o curso na UPF de muito prestígio e abrange. Eduardo ainda está no 2º ano do Ensino Médio.
Ademir Oliveira acompanha o filho, Vicente Oliveira, vestibulando de Medicina Veterinária, e Laura Vaccari, vestibulanda de Medicina. “Conhecemos a UPF através da página do Facebook e das demais redes sociais da instituição. Os dois sempre tiveram liberdade para escolher o curso e a universidade em que desejam cursar”.
Para os pais que acompanham ansiosamente e apoiam a cada passo de cada um dos milhares de estudantes que fazem a prova hoje, a partir das 14h, a UPF está com uma programação especial e animada, para relaxar os ânimos dos melhores amigos dos alunos que participam do processo seletivo.