Tomar a decisão de ser professor nos dias de hoje implica em influenciar as gerações futuras. Ser professor é possuir empatia com o próximo e ter a capacidade de apontar caminhos e diretrizes para diferentes concepções de mundo.
Julia Miglioretto, 17 anos, vai realizar o vestibular para Educação Física e diz: “gosto de esporte e acima de tudo, dar aula é meu sonho desde criança”. Em uma área de conhecimento diferente, Émile Chagas de Oliveira, 17 anos, natural de Nova Bassano, conta que vai fazer o vestibular para História e pretende ser professora. Sobre isso diz: “sinto segurança em ser professora no futuro, pois já dei aula em cursos de inglês e adorei a atmosfera das crianças e sua vontade de aprender”. Karine Pinto, vem de Soledade, tem 21 anos, e fala que: “não me imagino fazendo outra coisa no futuro a não ser pedagogia”, assim como Sheila Rizzatto, de Casca e que gosta da profissão.
Nesse processo seletivo a Universidade oferece os cursos de Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Português-Espanhol e Respectivas Literaturas, Letras, Português-Inglês e Respectivas Literaturas, Matemática, Música, Pedagogia e Química.
No total, entre os doze cursos de licenciatura ofertados pela Universidade de Passo Fundo, foram 855 inscritos, que disputarão as 530 vagas existentes para a modalidade.