O Vestibular de Inverno de 2016 já encerrou a sua primeira etapa e os temas oficiais da redação já foram divulgados. A equipe do Nexjor conversou com a professora Cláudia Toldo, responsável pela coordenação da equipe de avaliações das redações do Vestibular da UPF.
Segundo a professora Cláudia, quando um futuro acadêmico escreve um texto ele “precisa ter a clareza de que esse texto precisa dizer algo sobre o tema proposto, de uma forma clara e objetiva”. Ela acrescenta que o texto precisa construir uma argumentação a serviço da delimitação proposta, e ainda conclui que o texto precisa mostrar que se está diante de um leitor.
O primeiro tema proposto nesse vestibular é polêmico e traz reflexões sobre as manifestações populares que o Brasil tem passado nos últimos meses, protestos políticos e econômicos. Conta, ainda, com citações do escritor e sociólogo Zygmunt Bauman, que fala sobre as redes sociais, e também do escritor italiano, Umberto Eco, sobre as mídias sociais. Através desses três pensamentos, o vestibulando tem de responder à questão sobre “Qual o papel das mídias sociais na formação da opinião pública?”. A professora Cláudia fala que para a dissertação é preciso “falar dessa influência da mídia na formação pública, qual o papel dela. Talvez, questionar o papel da mídia nessa formação”, explica. A coordenadora fala, ainda, que pode ser abordado o que significa a mídia chamar manifestantes para as ruas, fazendo um trabalho silencioso nas redes sociais, ou escrever sobre incitar as pessoas a se manifestarem. “O que nos interessa é como ela [a mídia] auxilia na formação pública, como ela faz isso”, conclui.
O tema dois traz a declaração da UNESCO que proclama 2016 como o Ano Internacional do Entendimento Global. Nesse texto são apresentado os quatro eixos da missão da Unesco para contribuir com uma educação cidadã. A partir disso, os vestibulandos deveriam escolher um item e relacionar com a educação cidadã. Para escrever sobre este tema é preciso “dizer o que significa esse documento da UNESCO que proclamou o ano de 2016 como o ano internacional do entendimento global, tendo como base a necessidade de uma educação cidadã”, comenta Claudia.
Claudia explica que o ponto alto a ser considerado nas avaliações das redações é a capacidade argumentativa do aluno. “A Universidade de Passo Fundo quer um bom texto, precisa de futuros alunos que sejam leitores, que saibam lidar com as informações dadas. E é preciso que o texto disserte de forma clara e objetiva a sua opinião”, explica Claudia.
Confira na íntegra a prova de Redação do Vestibular de Inverno clicando aqui.
Abaixo, assista a entrevista concedida por Cláudia ao Blog do Vestibular.