Para os acompanhantes dos vestibulandos relaxarem e aproveitarem seu tempo enquanto as provas estão sendo realizadas, o curso de Fisioterapia da UPF disponibiliza um espaço para a realização de massagens e alongamentos. Segundo a professora do curso, Juliana Secchi, sabe-se que muitos pais acabam dirigindo, vindo de longas distâncias, “então, para promover um relaxamento e para dar uma descansada em decorrência das longas horas de vestibular, os acadêmicos do curso de Fisioterapia estão nesse espaço para proporcionar uma melhor qualidade para os pais e acompanhantes que estão aqui”, explica.

Zoraide realizando alongamento. Foto: Ana Paula/ Nexjor
O espaço ficará aberto até às 17 horas. Zoraide Piacentim, de 53 anos, mãe da vestibulando Alexia Piacentim Barcelos, que está prestando vestibular para Engenharia Civil decidiu participar do projeto. Ela acredita que este serviço faça bem para a saúde e garante que os cuidados com os exercícios são constantes em sua vida. Ela afirma que em sua casa faz com frequência massagem por meios de aparelhos, mas diz que não é a mesma coisa, pois não há sensação melhor do que o calor humano da massagem.
Uma das massagistas, Talyta Santos, cursa Fisioterapia e está no 9º semestre. Além da atividade durante o Vestibular, a acadêmica realiza estágio na área de saúde pública, no Hemocentro de Passo Fundo. Entre as atividades extra-curriculares que Talyta desenvolve está um projeto contra o tabaco, e no dia de hoje a promoção de uma campanha para doação de sangue. Ela analisa que a doação de sangue, além de ser um ato nobre, também é necessária, já que o Hemocentro está com estoque precário. Para mais informações, basta passar no ambiente montado especialmente para o atendimento aos pais e acompanhantes, ao lado do Centro de Convivência do Campus I da UPF.
Na foto principal: Grupo de acadêmicos do projeto de fisioterapia. Foto: Ana Paula/ Nexjor