Desde quinta-feira (12/11) a Associação dos Professores da UPF está para lá de agitada. Isso porque a universidade recebe, até o dia 15, o Acampamento da Criança com Diabetes. O encontro está na 3ª edição e propõe diversas atividades e muita diversão para a turma que fica acampada na Universidade até domingo.
O acampamento é promovido por inúmeras entidade e instituições: Lions Club, UPF, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Grupo Escoteiro Maragatos, com apoio do Ministério Público Federal. Ele reúne crianças com diabetes do tipo I, com idade entre 06 e 12 anos e que fazem uso de insulina. Os pais também participam do encontro e compartilham das experiências vividas pelos seus filhos. Durante o acampamento recebem o auxílio de profissionais e estudantes das mais diversas áreas para ampliar a qualidade do atendimento às crianças e para atuar em casos de emergências. Além disso, também aproveitam a oportunidade para trocar experiências e contar quais os momentos de superação e os limitações que a diabetes impõe ao seu dia-a-dia.
O Grupo Escoteiro Maragatos realiza atividades com as crianças e, de maneira divertida, através de jogos e dinâmicas, eles colocam informações sobre os cuidados que a crianças devem ter com a sua saúde . Colorir, recortar e brincar ao ar livre fazem parte da programação das crianças nestes três dias.